29 de fevereiro de 2024
- Publicidade -
Tudo Inovação

O que é a “Super-Terra” encontrada pela Nasa?

TOI-715b pod estar localizada em zona habitável e orbita estrela anã, levando 19 dias para realizar o movimento de translação

"Super-Terra" encontrada pela Nasa (Foto: Reprodução/Nasa)

O TESS (sigla em inglês para Satélite de Rastreio de Exoplanetas em Trânsito), lançado pela Nasa em 2018, encontrou um planeta que está sendo chamado de “Super-Terra”. A descoberta foi divulgada em janeiro pela agência espacial.

O que é a “Super-Terra” encontrada pela Nasa?

A “Super-Terra” encontrada pela Nasa é um planeta com tamanhos comparáveis ao nosso e que orbita uma estrela anã. Ele estaria em uma zona habitável, a uma distância de sua estrela que permite temperaturas que deixem a água em estado líquido em sua superfície.

Os astrônomos descobriram que a “Super-Terra”, denominada TOI-715b, demora 19 dias para realizar o movimento de translação (volta completa em sua estrela). O astro em que o planeta orbita é menor e mais frio do que o sol.

LEIA MAIS

Google Bard agora é Gemini e terá versão paga e app

Dia da Internet Segura: quais os principais desafios para 2024?

- Publicidade -

Para calcular a área, os astrônomos levam em conta fatores como o tamanho, a temperatura e a massa da estrela, além do seu poder de refletir nos planetas que orbitam sua volta. A principal autora do estudo, a pesquisadora de pós-doutorado Georgina Dransfield, pontou que podem haver grandes margens de erros, o que impacta na classificação.

Ainda segundo os pesquisadores, o planeta está em uma região mais próxima e mais adequada ao redor da sua estrela, com menor margem de erro, entrando em uma categoria mais específica, chamada de zona habitável conservadora.

Em entrevista à CNN, Dransfield disse que a descoberta é emocionante porque é a primeira “Super-Terra” dentro de uma zona habitável conservadora que o satélite descobriu. Ela também declarou que o sistema está relativamente próximo, sendo possível futuras pesquisas atmosféricas. O Toi-715b está a 138 anos luz da Terra.

Qual a distância de um ano luz?

Segundo a Nasa, Um ano luz equivale a aproximadamente 9,46 trilhões de quilômetros.

- Publicidade -

LEIA TAMBÉM

Como proteger o celular no Carnaval?

Marcos André Andrade
Marcos André Andrade é formado em jornalismo pela Unesp e pós-graduado em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pelo Senac. No Grupo EP desde 2022, é editor do Tudo EP e foi repórter do acidade on Campinas. Tem passagens pela Band Campinas, Rádio Bandeirantes de Campinas e Rádio Band News de Campinas, onde desempenhou as funções de âncora, editor, produtor e repórter.
plugins premium WordPress