Na madrugada deste sábado (31), o X começou a ser suspenso no Brasil. Por volta da meia-noite, clientes de operadoras como Oi, Claro e Vivo começaram a relatar problemas para acessar o antigo Twitter. Com isso, algumas pessoas estão recorrendo a opções de VPN a fim de continuar utilizando a plataforma. Mas, afinal, que tipo de ferramenta é essa?
O que é VPN?
Sigla para Virtual Private Network (Rede Privada Virtual, em inglês), a VPN é uma tecnologia que estabelece uma conexão segura e criptografada entre dispositivos. Ela garante que dados sejam transmitidos sem interceptações. Além disso, a plataforma fornece um endereço IP temporário, que preserva a identidade do dispositivo, possibilitando a transmissão de dados de forma privativa por redes públicas, como a internet.
A suspensão do X foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes do STF (Supremo Tribunal Federal) nesta sexta-feira (30) e vale até que a plataforma cumpra as ordens judiciais do STF, pague as multas que deve à Justiça brasileira e indique um representante no Brasil.
No último dia 17, a empresa de Elon Musk comunicou o fim das operações da plataforma no país, usando as últimas decisões de Moraes como justificativa. Na ocasião, o X afirmou que o serviço continuaria disponível para os brasileiros.
LEIA TAMBÉM
Você conhece as gírias e siglas mais usadas nas redes sociais?
Como uma rede social é bloqueada no Brasil?
Como usar VPN para acessar o X, antigo Twitter?
Após baixar a VPN de sua escolha (existem opções como NordVPN, o ExpressVPN e o CyberGhost), siga as instruções para instalação e crie uma conta;
Em seguida, a plataforma vai apresentar uma relação de servidores de outros países;
No caso do X, basta selecionar um servidor em um país onde seu acesso seja permitido, como os Estados Unidos;
Depois, clique em “Conectar”;
Com isso, a conexão será redirecionada através desse servidor, permitindo acesso ao site bloqueado.
LEIA MAIS