19 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Inovação

OpenAI lança Sora, IA que cria vídeos realistas a partir de textos

Modelo de inteligência artificial cria vídeos de até 60 segundos com cenas ricas em detalhes e movimentos complexos, a partir de breves descrições

Exemplo de vídeo gerado pelo Sora (Foto: Divulgação)

Por Leila Branco

A OpenAI, responsável pelo ChatGPT, anunciou o lançamento do Sora, uma ferramenta capaz de gerar vídeos realistas a partir de textos curtos. O modelo, foi anunciado em uma publicação no blog da empresa na última quarta-feira (14).

De acordo com a OpenAI, o Sora tem a capacidade de produzir vídeos de até 60 segundos com cenas ricas em detalhes e movimentos de câmera complexos, além de apresentar vários personagens, tudo a partir de descrições concisas, os chamados prompts.

“O modelo entende não apenas o que o usuário pediu, mas também todas as coisas que existem nesse mundo físico”, informou na publicação da empresa.

Mais detalhes sobre como funciona o Sora

O usuário precisa descrever a cena com instruções de texto para que a plataforma crie o vídeo. Utilizando uma técnica chamada “difusão”, o Sora gera imagens a partir de pontos aleatórios, transformando gradualmente o ruído estático inicial em imagens reconhecíveis pelo ser humano.

Esta técnica, similar à utilizada pelo robô DALL-E, também da OpenAI, é responsável por dotar o Sora da capacidade de seguir fielmente as instruções contidas nos textos fornecidos.

Nesta quinta-feira (15), Sam Altman, CEO da OpenAI, pediu aos usuários do X/Twitter que enviassem sugestões de prompts para a criação de vídeos utilizando a tecnologia da empresa. Os resultados foram compartilhados em seu perfil na mesma rede social.

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -

WhatsApp lança função que bloqueia contato sem abrir o app

Celular Seguro: é fácil desbloquear acesso a contas bancárias?

Ferramenta ainda em teste comete gafes e erros

Apesar das habilidades impressionantes, a OpenAI reconhece que o Sora não é perfeito. O modelo pode enfrentar desafios na reprodução precisa da física de cenas complexas e na compreensão de lógicas de causa e efeito.

Dentre suas limitações, destaca-se a dificuldade em compreender detalhes espaciais, exemplo, misturando direita e esquerda, e descrições precisas de eventos ao longo do tempo.

- Publicidade -

OpenAi diz que o foco é segurança

Como parte de suas medidas de segurança, a OpenAI afirma que está trabalhando com especialistas para desafiar o Sora em áreas como desinformação, conteúdo de ódio e vieses.

A empresa também está desenvolvendo recursos para detectar conteúdo enganoso e violações de políticas de uso, visando garantir a integridade e a segurança da plataforma.

Quem pode acessar o Sora?

A plataforma Sora será inicialmente disponibilizada para os professores de cibersegurança, conhecidos como “red teamers”, que terão acesso para avaliar os riscos e os impactos do produto.

Além disso, alguns profissionais das áreas de artes visuais, design e cinema também receberão acesso, visando obter feedback sobre as possíveis aplicações do modelo de IA na economia criativa.

A Meta, o Google e a Runway AI também estão desenvolvendo uma tecnologia de inteligência artificial para criar vídeos a partir de textos e já apresentaram demonstrações semelhantes.

Para saber mais sobre a plataforma e todos os vídeos divulgados pela OpenAI, acesse https://openai.com/sora.

LEIA MAIS

WhatsApp protegido: 5 formas de colocar senha no app

- Publicidade -
plugins premium WordPress