19 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Inovação

Ozipa Criativa fomenta o empreendedorismo em periferia de Campinas

Por meio de incentivo à economia criativa, o projeto tornou-se referência para os jovens do Parque Oziel

  

Vista do Parque Oziel, em Campinas (Foto: Código 19/Arquivo)

O baile do Ozipa é tradição no Parque Oziel, em Campinas, e serviu de inspiração para o nome da “Ozipa Criativa”, que é um projeto social que nasceu como uma alternativa para atrair o olhar dos milhares de jovens que vivem na comunidade. A intenção é incentivar a capacitação pessoal e profissional. 

O sucesso do projeto comprova que inovar nem sempre é criar um produto voltado ao mercado, mas pode também ser uma iniciativa de caráter social. “Para inovar é preciso identificar um problema para o qual ninguém ainda tenha proposto uma alternativa, e a partir daí pensar em soluções”, afirmou a gerente do Parque Científico, Tecnológico e da Incubadora da Unicamp, Mariana Zanatta. 

Quando um projeto especial como esse vem à tona, fica explícito o que se fala sobre inovação ser muito mais “dia a dia” do que aquele universo restrito às empresas de alta tecnologia. A inovação pode tomar espaço em qualquer lugar, com quaisquer pessoas. O que a determina é a real vontade de solucionar problemas ou colocar em prática novas ideias que gerem valor para um grupo de pessoas. 

E foi o que aconteceu no Parque Oziel. O fundador da Ozipa Criativa, Jeferson Rodrigues, conta que a ideia foi de aproveitar o apelido que o próprio baile deu ao bairro para aproximar os jovens das atividades a serem realizadas no projeto. Por meio de ações educativas e culturais e também de cursos técnicos gratuitos, o projeto prioriza a informação e a capacitação que podem auxiliar os jovens na busca por uma ocupação e que seja uma fonte geradora de renda. 

“Normalmente o que eles têm aqui é o funk para se divertir, a gente não vê alternativas para a juventude. Então a gente quer oferecer atividades de educação comunitária com foco no desenvolvimento pessoal e profissional deles”, afirmou. 

- Publicidade -

O projeto também é jovem, surgiu em setembro de 2021, mas desde então vem ampliando ações que estimulem a economia criativa de impacto social. No início, eram palestras informativas e instrutivas, como, por exemplo, com temas sobre alimentação saudável, e de utilidade pública, como consumo consciente em época de Black Friday, mas sempre realizadas com parcerias locais, profissionais e ONGs da própria comunidade.

“A ideia é construir junto com a comunidade. A primeira ação foi a Árvore dos Sonhos, em que eles tiveram a oportunidade de falar o que gostariam que o projeto oferecesse”, relembra Jeferson. 

Agora, mais maduro e com um bom espaço físico, o projeto passou a ofertar cursos nas áreas de fotografia, jornalismo comunitário e marketing digital. Para concretizar este que era um sonho da comunidade, a associação de moradores cedeu um local que estava abandonado havia 10 anos e que engloba a sede do projeto, com espaço para o bazar de roupas, que é fonte de renda, e também uma sala completamente estruturada para a realização das aulas. Portador de deficiência visual, Jeferson ressalta que o próximo passo é fazer com que o espaço ofereça total acessibilidade. 

O professor de fotografia, Douglas Santos, explica que “a intenção é promover a oportunidade de os jovens terem contato com informações e equipamentos com os quais eles não têm habilidade ou até mesmo que nunca tiveram acesso. Quem sabe a fotografia abra as portas de um trabalho e se transforme em uma fonte de renda para eles!”. 

- Publicidade -

Inovação e empreendedorismo social 

O Parque Oziel teve início há mais de 20 anos como uma grande ocupação urbana e, juntamente com os bairros de Monte Cristo e Gleba B, forma uma região de vulnerabilidade social. 

“A gente entende que os moradores da periferia já são empreendedores, e o Oziel é um bairro potente, porque mesmo sem estrutura temos aqui muitos empreendimentos. Isso é tecnologia social, é usar da nossa criatividade para criar novos projetos e aprimorar os já existentes. Tudo isso ajuda a resgatar a auto-estima dos moradores”, afirma Jeferson. 

Por tudo o que representa para a comunidade, a Ozipa Criativa é um exemplo de que inovação é tão simples quanto isso: fazer com que uma ideia possa contribuir para a qualidade de vida das pessoas ou seja, gerar real valor para as comunidades.

Rafaela Viveiros
Formada em Jornalismo pela Universidade Paulista (Unip). Jornalista do Grupo EP, repórter do Tudo EP, está no portal desde 2021 e possui experiências com produção de matérias para os portais, edição de vídeos, imagens e criação de conteúdo para as redes sociais.
- Publicidade -
plugins premium WordPress