O chip implantado no primeiro sujeito de teste da Neuralink, startup de Elon Musk, apresentou problemas poucas semanas após o procedimento de inserção. Em uma publicação no blog da empresa, a Neuralink revelou que alguns dos fios de ligação do dispositivo se retraíram do cérebro de Noland Arbaugh, o que impactou de forma negativa a eficácia dos dados do implante.
A startup não deu muitos detalhes sobre o incidente, mas afirmou que foi capaz de reverter o problema, tornando o implante mais sensível a fim de aumentar seu desempenho.
Quanto custa o chip de Elon Musk?
O chip da startup de Elon Musk é avaliado em US$ 10,5 mil, o equivalente a aproximadamente R$ 51 mil.
LEIA TAMBÉM
Uber amplia serviços no Brasil com Uber Health e Uber Green
X planeja ocultar curtidas públicas na plataforma
Noland Arbaugh
Primeiro paciente humano da Neuralink, Noland Arbaugh é tetraplégico desde 2016, quando sofreu um acidente de mergulho. Em janeiro deste ano, o dispositivo foi implantado em seu cérebro no âmbito de um ensaio chamado de Estudo PRIME, abreviatura de Precise Robotically Implanted Brain-Computer Interface (Interface Cérebro-Computador Implantado de Forma Robótica e Precisa).
De acordo com a Neuralink, o objetivo da pesquisa com o chip é estudar a segurança dos implantes da startup e robôs cirúrgicos, além de testar a funcionalidade do dispositivo.