Saiba quais são os métodos mais comuns de roubo de dados pelos Spam e como evitá-los.
PHISHING
O Phishing ou e-mail falso é uma das formas mais comuns de Spam malicioso. Essa prática se baseia em, basicamente, criar um e-mail simulando contas de empresas famosas, com um link para enganar ou induzir o usuário a ceder dados para eles.
Para evitar essa prática, fique sempre atento na conta que mandou esse e-mail, caso não seja a conta da empresa remetente, desconfie. Tenha cuidado redobrado para não ser um conta extremamente similar à da empresa em questão.
VEJA TAMBÉM
O que é o plano Supremium do Spotify?
Brasileiros reclamam de contatos estrangeiros indesejados no WhatsApp
ROBOTEXTS
Essa prática se baseia em disparo em massa de mensagens e e-mails através de bots (robôs que são designados para uma função específica). Eles oferecem, através dessas mensagens, prêmios falsos, produtos duvidosos, serviços ou vantagens, sempre acompanhados de links para sites maliciosos, podendo levar para fraudes ou roubos de identidade.
Essa prática é relativamente simples de se evitar. “Quando a esmola é demais, o santo desconfia”, portanto, tenha atenção redobrada quando receber uma mensagem com uma oportunidade “boa demais“.
CLONAGEM DE CONTAS
Bem similar ao Phishing, essa prática de Spam malicioso também copia um e-mail já existente para tentar ter acesso às nossas informações pessoais, com a diferença que, neste caso, os ladrões criam e-mails e contatos voltados ao cunho pessoal, sem ser de empresas, com um único objetivo de te enganar.
A forma de escapar dessa prática é, assim como o phishing, ter muita atenção em quem é o usuário que está mandando um e-mail, se não for exatamente o e-mail de uma pessoa que você conheça, fique esperto, pois você pode estar sendo enganado.
Também desconfie se nesse e-mail a pessoa esteja pedindo algo muito estranho ou com um cunho diferente do que a ela tem normalmente. Sempre tenha atenção redobrada quando você verificar que algo está diferente do normal.