Recentemente, o TikTok surpreendeu a comunidade de criadores ao anunciar restrições às transmissões ao vivo com conteúdo considerado “repetitivo, não autêntico e degradante, com o objetivo de induzir os espectadores a enviar presentes”.
Essas transmissões, conhecidas como lives NPC, tornaram-se um fenômeno na plataforma, com alguns criadores relatando ganhos diários impressionantes, variando de R$ 30 mil a R$ 50 mil, à medida que interagiam com seus seguidores, que faziam doações em tempo real.
A controvérsia está em torno dessa forma de monetização que explodiu nas redes sociais, gerando críticas e paródias irônicas. O youtuber Felipe Bressanim, conhecido como Felca, popularizou a tendência das lives NPC no Brasil. Inicialmente como uma piada e crítica ao modelo, suas transmissões se tornaram virais, atraindo mais de 1 milhão de seguidores e milhões de visualizações em uma semana.
Ele foi um dos primeiros a compartilhar o aviso de restrição em suas redes sociais, desencadeando especulações sobre se a pressão dos críticos motivou a nova política da plataforma.
LEIA TAMBÉM
Telemedicina no Brasil: o que é, como funciona, desafios e benefícios
Bard: inteligência artificial é integrada aos principais aplicativos do Google
Mas afinal, o que são as tão faladas lives NPC?
Nos videogames, a abreviação NPC corresponde a Non Playable Character, que, traduzida literalmente para o português, significa “Personagem Não Jogável”. Geralmente, esses personagens desempenham papéis secundários na narrativa do jogo e têm interações limitadas. No TikTok, essa tendência que surgiu por volta de julho tem se espalhado e levantado preocupações entre especialistas.
Inspirados por esses personagens, streamers no TikTok começaram a fazer performances ao vivo, vestindo-se como personagens de jogos e imitando seus movimentos e frases de maneira repetitiva, enquanto interagiam com os espectadores.
À medida que o público enviava presentes ou dinheiro durante as transmissões, os streamers respondiam com ações específicas, tudo com base nas doações recebidas. Embora essas performances excêntricas possam parecer estranhas e até humilhantes à primeira vista, elas se tornaram uma fonte lucrativa para criadores de conteúdo em todo o mundo.
Lives NPC serão proibidas?
No entanto, as críticas em relação à qualidade do conteúdo e à interação com os espectadores não demoraram a surgir nas redes sociais. Agora, a grande questão é se as transmissões NPC serão proibidas no TikTok. Alguns criadores compartilharam o aviso que receberam de restrição em sua live, alegando que seu conteúdo era repetitivo e inautêntico, visando obter presentes dos espectadores.
No entanto, esses avisos não significam que as transmissões serão bloqueadas ou removidas. Elas ainda estarão disponíveis para os seguidores dos criadores e poderão ser monetizadas através das contribuições dos fãs.
O que muda com a restrição da live NPC?
O que muda é que o TikTok não mais recomendará essas performances ao vivo no feed “For You”, que é alimentado pelo algoritmo da plataforma e é a primeira coisa que os usuários costumam checar ao abrir o aplicativo. A alegação do TikTok é que esse tipo de conteúdo não está em conformidade com as diretrizes da comunidade e, portanto, não será recomendado.
LEIA MAIS
Luíza Sonza confirma fim de namoro com Chico Moedas no Mais Você