19 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Inovação

TikTok vai acabar com as lives NPC? Entenda o que é essa trend

Tendência explodiu no mundo levando pessoas a imitarem personagens em troca de presentes virtuais monetizados que podem resultar em muito dinheiro

Recentemente, o TikTok surpreendeu a comunidade de criadores ao anunciar restrições às transmissões ao vivo com conteúdo considerado “repetitivo, não autêntico e degradante, com o objetivo de induzir os espectadores a enviar presentes”.

Essas transmissões, conhecidas como lives NPC, tornaram-se um fenômeno na plataforma, com alguns criadores relatando ganhos diários impressionantes, variando de R$ 30 mil a R$ 50 mil, à medida que interagiam com seus seguidores, que faziam doações em tempo real.

A controvérsia está em torno dessa forma de monetização que explodiu nas redes sociais, gerando críticas e paródias irônicas. O youtuber Felipe Bressanim, conhecido como Felca, popularizou a tendência das lives NPC no Brasil. Inicialmente como uma piada e crítica ao modelo, suas transmissões se tornaram virais, atraindo mais de 1 milhão de seguidores e milhões de visualizações em uma semana.

Ele foi um dos primeiros a compartilhar o aviso de restrição em suas redes sociais, desencadeando especulações sobre se a pressão dos críticos motivou a nova política da plataforma. 

 

LEIA TAMBÉM 

Telemedicina no Brasil: o que é, como funciona, desafios e benefícios 

Bard: inteligência artificial é integrada aos principais aplicativos do Google

- Publicidade -

Mas afinal, o que são as tão faladas lives NPC?
Nos videogames, a abreviação NPC corresponde a Non Playable Character, que, traduzida literalmente para o português, significa “Personagem Não Jogável”. Geralmente, esses personagens desempenham papéis secundários na narrativa do jogo e têm interações limitadas. No TikTok, essa tendência que surgiu por volta de julho tem se espalhado e levantado preocupações entre especialistas.

Inspirados por esses personagens, streamers no TikTok começaram a fazer performances ao vivo, vestindo-se como personagens de jogos e imitando seus movimentos e frases de maneira repetitiva, enquanto interagiam com os espectadores.

À medida que o público enviava presentes ou dinheiro durante as transmissões, os streamers respondiam com ações específicas, tudo com base nas doações recebidas. Embora essas performances excêntricas possam parecer estranhas e até humilhantes à primeira vista, elas se tornaram uma fonte lucrativa para criadores de conteúdo em todo o mundo.

Lives NPC serão proibidas?
No entanto, as críticas em relação à qualidade do conteúdo e à interação com os espectadores não demoraram a surgir nas redes sociais. Agora, a grande questão é se as transmissões NPC serão proibidas no TikTok. Alguns criadores compartilharam o aviso que receberam de restrição em sua live, alegando que seu conteúdo era repetitivo e inautêntico, visando obter presentes dos espectadores.
No entanto, esses avisos não significam que as transmissões serão bloqueadas ou removidas. Elas ainda estarão disponíveis para os seguidores dos criadores e poderão ser monetizadas através das contribuições dos fãs.

O que muda com a restrição da live NPC?

O que muda é que o TikTok não mais recomendará essas performances ao vivo no feed “For You”, que é alimentado pelo algoritmo da plataforma e é a primeira coisa que os usuários costumam checar ao abrir o aplicativo. A alegação do TikTok é que esse tipo de conteúdo não está em conformidade com as diretrizes da comunidade e, portanto, não será recomendado. 

- Publicidade -

 

LEIA MAIS 

Luíza Sonza confirma fim de namoro com Chico Moedas no Mais Você

Larissa de Morais
Formada pela Universidade São Francisco, é Assistente de Mídias Digitais do Tudo EP, ACidade ON e EPTV Campinas, onde também foi estagiária de jornalismo. Com passagem por sites de entretenimento e jornalismo independente, tem experiência em redação de material jornalístico para editorias de diferentes segmentos de hard e soft news e em produção de conteúdo para redes sociais.
- Publicidade -
plugins premium WordPress