Talita Franco, 30 anos, uma das advogadas da brasileira Mary Hellen Coelho Silva, condenada por tráfico de drogas na Tailândia, foi presa pela Polícia Civil durante a operação “Black List”, que combateu os crimes de associação ao tráfico de drogas na região de Pouso Alegre. A prisão ocorreu na manhã desta sexta-feira, 15/07, em Pouso Alegre. Também foram detidas outras seis pessoas.
Kaelly Cavoli Moreira, advogada de Talita e de Mary Hellen, disse que ainda não teve acesso ao inquérito que motivou a decisão, mas acredita que a prisão “tenha sido um grande mal entendido” e que logo a advogada estará em liberdade.
A OAB de Pouso Alegre comunicou que não vai se manifestar, visto que a prisão não ocorreu durante exercício da profissão.
LEIA TAMBÉM
Mãe denuncia policial que teria agredido o filho com autismo
Jovens fogem da polícia e provocam acidente em Alfenas
Incêndio de grandes proporções consome 20 mil metros quadrados de vegetação em Pouso Alegre
A OPERAÇÃO
Segundo a Polícia Civil, as investigações começaram há um ano, quando foi identificada uma organização criminosa que atuava na cidade de Pouso Alegre e região para o cometimento coordenado do crime de associação ao tráfico de drogas.
Com a expedição das medidas judiciais realizadas pela 3ª Vara Criminal, 55 policiais foram mobilizados para o cumprimento de 15 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de prisão, sob a coordenação da delegada responsável, Dra. Stela Pires Boczar. Os trabalhos foram realizados nos municípios de Pouso Alegre, Conceição dos Ouros e Heliodora.
Foram cumpridos sete mandados de prisão de seis homens de 23, 24, 26, 26, 28 e 33 anos e uma mulher; mais dois homens, de 19 e 20 anos, foram conduzidos por crimes de menor potencial ofensivo e foram liberados; e outros dois homens, de 20 e 26 anos, foram presos após a localização de uma arma de fogo sem registro, uma porção de maconha, balança de precisão e munições de diferentes calibres.
Os presos foram encaminhados ao Presídio de Pouso Alegre, enquanto a advogada foi levada para o Presídio de Santa Rita do Sapucaí, sendo acompanhada por representantes da OAB durante a prisão.
RELEMBRE O CASO MARY HELLEN
Mary Hellen Coelho Silva foi detida em fevereiro deste ano com outro brasileiro no aeroporto de Bangkok, na Tailândia, com nove quilos de cocaína. A droga estava escondida dentro de um compartimento oculto das bagagens.
Na ocasião, também foram encontrados seis kg de droga com outro suspeito, preso horas depois. Os três são investigados por tráfico internacional de drogas.
A jovem de Pouso Alegre foi condenada a 9 anos e 6 meses de prisão.
O Itamaraty tem acompanhado a situação, prestando toda assistência aos brasileiros por meio da embaixada de Bangkok.
LEIA MAIS
Encontrada menina de Campestre que desapareceu nesta manhã