Você sabe como se proteger de ataque de escorpião? O Estado de São Paulo registrou um recorde histórico de ataques de escorpiões em 2023, com 49.381 casos, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. O número de ocorrências é o mais alto desde 1988, quando foi iniciada a estatística, e 13% maior do que o recorde anterior, em 2022, quando houve 43.817 casos. Em relação aos óbitos, foram 7 em 2023 contra 11 em 2022.
LEIA TAMBÉM
Quais profissões trabalharão em feriados?
Qual é o câncer do rei Charles III?
Como se proteger de ataque de escorpião?
Para se proteger de ataque de escorpião, o Instituto Butantan recomenda cuidar dos ambientes residenciais de forma que eles fiquem limpos e sem acúmulo de lixo, entulho, folhas secas e materiais de construção.
De acordo com o Instituto, esses animais têm hábitos noturnos e, por isso, dificilmente aparecem durante o dia. Em entrevista à Rádio Eldorado, o veterinário Thiago Chiariello, do Biotério de Artrópodes do Instituto Butantan, disse que o crescimento urbano desordenado e a falta de um maior cuidado com o lixo estão entre as causas que facilitam a proliferação de escorpiões, que se alimentam principalmente de baratas.
Outras dicas apontadas, são:
- Vedar as portas com soleiras;
- Usar telas nas janelas;
- Manter os rodapés íntegros e pregados na parede;
- Vedar os ralos com tapete de borracha;
- Evitar deixar roupas sujas no chão;
- Não deixar camas e móveis muito perto das paredes;
- Fechar todos os buracos da parede;
- Chacoalhar o sapato quando for calçá-lo.
Naftalina mata escorpião?
A naftalina é conhecida por sua eficácia em espantar insetos. Esse é um composto químico branco e cristalino que tem um forte odor. Sobretudo, nos escorpiões, o produto não tem nenhuma eficácia provada.
Esses aracnídeos são resistentes e, no máximo, podem ser afastados pelo químico, mas não são mortos. Portanto, esse não é um produto recomendado para controlar esses animais e evitar problemas em casa.
LEIA MAIS
Quem sucede o rei Charles III em caso de morte ou incapacidade?
*Com informações de Agência Estado.