15 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Brasil elege neste domingo o próximo presidente da República

A disputa acontece entre o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) e candidato Lula (PT); eleitores também votarão em governadores que foram para o segundo turno em 12 estados

 

A população brasileira vai às urnas neste domingo (30), para escolher o novo presidente da República que vai assumir o país nos próximos quatro anos. A disputa é entre Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT).  

O início da votação é a partir das 8h para todo o Brasil e os locais fecham os portões às 17h, mas quem estiver dentro dos locais de votação terão seu direito ao voto assegurado. Mais de 156 milhões eleitores aptos a votar irão retornar às urnas eletrônicas neste domingo.  

As últimas pesquisas eleitorais mostram uma disputa apertada entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o atual presidente Jair Bolsonaro.   

 

VEJA TAMBÉM 
Prefeito de Itajubá (MG) é denunciado por assédio eleitoral 

Confira o horário de votação do segundo turno das eleições 

Além disso, em 12 unidades da Federação a disputa para governador também será definida. Confira os candidatos para governo estadual no segundo turno, em São Paulo: Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT).  

JUSTIFICATIVA 

- Publicidade -

Os eleitores que não puderem comparecer as urnas podem justificar através do aplicativo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o e-Título.
Confira o passo a passo clicando aqui.  
 
TRANSPORTE 
 
O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou prefeitos e concessionárias a oferecerem transporte público gratuito no segundo turno da eleição.

A decisão publicada na terça-feira (18), atendeu a um pedido da Rede Sustentabilidade. Além da isenção das tarifas, o ministro autorizou que ônibus escolares e outros veículos públicos sejam usados para transportar os eleitores até os locais de votação. 

“Levando-se em conta a desigualdade social extrema no país, o contexto de empobrecimento da população e a obrigatoriedade do voto no Brasil, é justificável que o Poder Público arque com os custos de transporte decorrentes do exercício desse direito-dever”, diz um trecho da decisão.  

Diversas cidades aderiram a autorização no país, como a capital de São Paulo, a cidade de Campinas (SP), Natal (RN), entre outras. Em Minas Gerais, o governador reeleito Romeu Zema (NOVO) negou a gratuidade.  

- Publicidade -

APURAÇÃO 

A partir das 17h do domingo, vai acontecer a apuração em tempo real da eleição, mostrando o avanço da contagem dos votos em todo país, basta acessar aqui.  

LEIA MAIS 
Inep divulga locais de provas do Enem 2022; saiba como conferir

Compartilhe:
- Publicidade -
plugins premium WordPress