Em Varginha o transporte será gratuito apenas na zona rural. (Foto: reprodução EPTV)
Neste domingo (30) acontece o segundo turno das eleições de 2022. O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, autorizou prefeituras e empresas concessionárias a oferecerem serviço de transporte público gratuito no dia da votação. No Sul de Minas, os municípios de Poços de Caldas, Alfenas, Passos e São Sebastião do Paraíso irão oferecer passe livre de ônibus aos eleitores.
As cidades de Lavras, Itajubá, Três Corações e Três Pontas não oferecerão o serviço. Já a Prefeitura de Varginha, informou que vai disponibilizar os ônibus apenas para moradores da zona rural, como no primeiro turno.
Em Pouso Alegre, a administração municipal anunciou reforço no transporte público e contará com mais horários de coletivos. Além disso, serão disponibilizados na parte da tarde, veículos extras de acordo com a demanda.
LEIA TAMBÉM
Panfletos distribuídos de forma irregular são proibidos pela Justiça Eleitoral de Itajubá
Prefeito de Itajubá (MG) é denunciado por assédio eleitoral
No Brasil, todas as capitais irão oferecer transporte público gratuito para os eleitores, no segundo turno. Na capital mineira, Belo Horizonte, a gratuidade veio após decisão, nesta sexta-feira (28), da juíza Janete Gomes Moreira, da 4ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias da Comarca da cidade.
A determinação foi contrária ao posicionamento do governador Romeu Zema (Novo), que declarou não concordar com a gratuidade dos ônibus no dia do segundo turno das eleições.
A medida é válida para toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte. Além disso, a magistrada determinou que o transporte seja oferecido sem qualquer tipo de redução de veículos e que haja divulgação nos meios de comunicação.
LEIA MAIS
Varginha é a cidade com mais denúncias de assédio eleitoral em Minas Gerais