2 de junho de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Calor extremo no hemisfério norte: veja 4 dados impressionantes

Mudança climática chegou a provocar até mesmo incêndios, além de recordes de temperatura em diferentes localidades

O verão no Hemisfério Norte tem quebrado recordes de temperaturas. Na primeira semana de julho, Europa, Ásia e os Estados Unidos, foram afetados pela maior onda de calor já registrada no planeta, de acordo com a Organização Meteorológica Mundial. Especialistas relacionam esse cenário às mudanças climáticas causadas pelo El Niño, que pode piorar ainda mais as ondas de calor.

Confira quatro dados impressionantes sobre o calor extremo no hemisfério norte:

1. Alerta nos Estados Unidos

O calor extremo nos EUA tem preocupado especialistas, com Estados em que a temperatura não cai nem à noite. Confira alguns registros ao redor do país:

– Em El Paso, no Texas, os termômetros ficaram acima de 38ºC durante 32 dias consecutivos;
– No Arizona, as temperaturas não ficam abaixo de 32ºC nem mesmo quando o sol se põe, sendo que a média das noites de julho no estado, no último século, foi de 18,5ºC;
– No Vale da Morte, na Califórnia, a temperatura atingiu 53ºC, no último domingo (16), quase quebrando o recorde histórico de calor já registrado na Terra. 

 

 

LEIA TAMBÉM 

Lula chama suspeitos de agressão a Moraes de Animais selvagens 

- Publicidade -

Concurso Público: Governo Federal tem vagas com salários de até R$ 21 mil


 

2. Europa pode ter recorde de calor na Itália

Uma nova onda de calor é esperada pelas agências meteorológicas italianas. Ela foi batizada de Caronte (nome do monstro da mitologia grega que era o barqueiro dos mortos em Hades). Ela começou a se deslocar do norte da África à Itália no domingo (16).

São esperadas temperaturas em torno de 46ºC nas ilhas da Sardenha e da Sicília, onde foi registrado o maior calor do continente, de 48,8°C, em agosto de 2021.

3. Evacuação na Grécia

Recentemente, na cidade de Loutraki, na Grécia, cerca de 1.200 crianças foram evacuadas de um acampamento florestal por causa do tempo seco. O serviço meteorológico do país alertou que o risco de novos incêndios continua alto. Além da evacuação, dezenas de pessoas tiveram que abandonar as suas casas, atingidas pelo fogo.
 

- Publicidade -

4. China registra sua temperatura mais alta

No último domingo (16), a cidade de Xinjiang, na China, alcançou um calor de 52°C, sendo a temperatura mais alta já registrada no país, de acordo com a mídia estatal. O recorde anterior na China, registrado em 2015, era de 50,3°C. 

 

 

LEIA MAIS 

O calor mata? Descubra os efeitos das altas temperaturas

Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
plugins premium WordPress