A partir desta semana, o Centro Covid de Passos, município no Sul de Minas Gerais, vai começar a atender casos de hanseníase, tuberculose e varíola dos macacos. A medida visa ampliar o acesso a tratamentos dessas doenças e a utilizar melhor o espaço dedicado, até então, somente à Covid-19.
De acordo com a Prefeitura de Passos, o espaço especializado no atendimento à Covid-19 durante o período mais crítico da pandemia encontra-se agora, com a doença controlada, ocioso. “O Centro tem tido baixa média móvel de notificações diárias nas duas últimas semanas. São 3,4 notificações de suspeita e 0,9 de casos confirmados”, explica Thiago Salum, diretor de Saúde Coletiva de Passos.
LEIA TAMBÉM
Lavras (MG) abre inscrições para concurso com 562 vagas
Em Lavras, funcionário agride colega com queijo e martelo
Ainda, de acordo com Salum, é necessário readequar os atendimentos no Centro. “São pouquíssimos atendimentos relacionados à Covid-19 ultimamente. Como temos três médicos no local, pretendemos montar outros atendimentos de especialidades epidemiológicas”, diz.
O diretor explica que, apesar da ociosidade nos casos do coronavírus, não há intenção de fechar o espaço. “Não pretendemos fechar jamais. Nós apenas ampliamos o atendimento para tratamentos de outras doenças, como tuberculose e hanseníase”, diz.
No espaço dedicado ao atendimento serão realizados testes e consultas. “Implantamos entradas separadas, onde os pacientes de tuberculose e hanseníase terão acesso por outra porta”, declarou.
VARÍOLA DOS MACACOS
O diretor de Saúde Coletiva de Passos revelou que o espaço ainda pode ser transformado em um centro de referência municipal para atendimento de Varíola dos Macacos (Monkeypox), se necessário.
De acordo com Salum, ainda não há necessidade de um local específico para o atendimento a essa doença, pois até o momento apareceram apenas poucos casos suspeitos e nenhuma confirmação do vírus no município. Além da Varíola dos Macacos, o diretor destacou que qualquer doença epidemiológica que vier a surgir, poderá ser tratada no novo centro de referência.
O diretor de Saúde diz que o espaço é capaz de continuar a atender Covid-19 e outras doenças, apesar de o local não possuir área física muito grande. “Desde a mudança para o atual endereço, iniciamos a ampliação e vamos continuar assim. Sabemos do potencial que o espaço pode oferecer em atendimento e testagem à população de Passos. O local não tem um espaço físico muito grande, mas consegue suportar uma demanda muito boa”.
Ainda, segundo Salum, o Centro serve para identificação de doenças, sem considerar atendimento médico-hospitalar e internações. “Ficamos felizes de ter esse local fixo direcionado para esse propósito. Ainda mais por ser em um ponto central, acessível a toda população”, finaliza.
O Centro de Covid de Passos funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O endereço é Avenida Arouca, 741, no Centro de Passos.
LEIA MAIS
Em Passos (MG), pessoas trans podem fazer a troca de nome gratuitamente