A catástrofe climática no Rio Grande do Sul já afetou mais de 1,4 milhões de pessoas. Atualmente, além de alagar a maior parte do estado, as fortes chuvas fizeram 95 vítimas fatais e são responsáveis pelo desaparecimento de 131 pessoas, de acordo com a Defesa Civil. Entre as dificuldades para o resgate dos gaúchos estão os acessos, que em algumas regiões encontram-se completamente destruídos. Veja a seguir como está a estrada para Gramado (RS):
Como está a estrada para Gramado?
Em Gramado, o trecho do quilômetro 38 da RS-115 encontra-se com bloqueio parcial, por causa de rachaduras que apareceram na pista. Entretanto, no domingo (5), houve a liberação parcial da RS-235, em Nova Petrópolis, no quilômetro 16, que liga ao município. Já na rodovia estadual, entre Gramado e Canela, o trânsito está em meia pista próximo ao posto de combustíveis Sapatus.
Além disso, de acordo com a Prefeitura de Gramado, o trajeto entre a cidade e Santa Maria do Herval está com o fluxo liberado pela RS-373.
LEIA TAMBÉM
Eduardo Leite apoiou quem nas últimas eleições?
Alexandre de Moraes vai para onde?
Quais estradas estão interditadas em Gramado?
Estrada da Linha Moreira
Estrada Professora Elvira Apolo Benetti (acesso Linha 28)
Estrada Linha Pedras Brancas
Perimetral (ligação entre as RS’s 115 e 235)
Morro Agudo/direção ao Moreira
Estrada José Bergamo Filho/em direção ao Moreira
Por que o governo Lula recusou ajuda do Uruguai?
O governo Lula decidiu dispensar a oferta de ajuda que foi oferecida pelo Uruguai a fim de auxiliar no resgate das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. O apoio havia sido solicitado às autoridades uruguaias por Eduardo Leite, governador do estado, no último sábado (4).
A ajuda incluía duas lanchas motorizadas e tripuladas, dois drones com operadores uruguaios e um avião de transporte Lockheed KC-130 H Hercules. A aeronave seria utilizada para transportar as lanchas para as regiões afetadas pelas fortes chuvas, além do carregamento de doações humanitárias arrecadadas no Uruguai. (Leia a matéria completa)
LEIA MAIS