Na tarde desta segunda-feira (8) um eclipse solar total cruzará os céus do Oceano Pácifico rumo à América do Norte. Infelizmente, quem está no Brasil não conseguirá assistir ao evento de forma presencial. Porém, pessoas que estiverem no México, Estados Unidos ou Canadá devem evitar olhar diretamente para o fenômeno. Saiba como o ver um eclipse solar de forma segura:
Como ver um eclipse solar de forma segura?
O uso de filtros metálicos feitos especialmente para observação do Sol é o mais recomendado para a observação do fenômeno. Entretanto, também é possível criar dispositivos de proteção com três camadas de filme P&B com base de prata revelado ou vidro de soldador número 14.
LEIA TAMBÉM
Giovanna revela qual é o status de relacionamento com Bin no “Mais Você”
Matteus sugere não olhar mais para Isabelle no BBB 24
Além disso, curiosos de todas partes do mundo também poderão acompanhar o evento astrológico tanto pelas redes sociais quanto pelos canais oficiais da Nasa, a agência espacial norte-americana.
Que horas começa o eclipse solar total?
O eclipse solar total deve começar a partir das 15h07 no horário de Brasília, sendo que a primeira região que poderá acompanhar sua ocorrência será a costa do Pacífico do México. No Canadá, o fenômeno poderá ser visto por volta das 16h16.
Eclipse solar: Nasa fará “megafilme” sobre o Sol
O eclipse solar total é uma oportunidade para os cientistas estudarem a chamada coroa solar, atmosfera mais externa da estrela, visível apenas nesse fenômeno. Com este evento acontecendo nesta segunda-feira (8) a Nasa (Agência Espacial dos Estados Unidos) produzirá um “megafilme” a partir de imagens dessa região.
Com o nome de “Eclipse Megamovie“, o projeto contará com a ajuda de voluntários que usarão câmeras DSLR para filmar as mudanças na coroa solar, que não produz ou reflete muita luz, sendo visível durante a versão total deste eclipse. (Leia a matéria completa)
LEIA MAIS