15 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Donald Trump se apresenta à Justiça e planeja se declarar inocente em caso dos documentos secretos

Esta é a segunda vez que Trump se entrega à Justiça, sendo a primeira a nível federal, enquanto ele busca a presidência novamente

Donald Trump (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

 

 

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, compareceu ao tribunal federal de Miami nesta terça-feira (13), para prestar depoimento após ser formalmente acusado de intencionalmente reter documentos que contêm alguns dos segredos mais bem guardados do país, além de mentir e obstruir a Justiça quando as autoridades federais tentaram recuperá-los. Neste momento, Trump encontra-se sob custódia. Esta é a segunda vez que Trump se entrega à Justiça, sendo a primeira a nível federal, enquanto ele busca a presidência novamente.

Trump enfrenta 37 acusações relacionadas ao manejo impróprio de documentos secretos, incluindo 31 acusações sob um estatuto da Lei de Espionagem, referente à retenção intencional de informações de defesa nacional. As acusações também envolvem obstrução da Justiça e declarações falsas, entre outros crimes. Espera-se que tanto Trump quanto seu assessor, Walt Nauta, também acusado no caso, se declarem inocentes.

Antes de comparecer ao tribunal, Trump fez uma postagem no Truth Social, sua plataforma de mídia social, descrevendo o dia como “um dos dias mais tristes da história do nosso país”. O ex-presidente chegou ao tribunal em uma carreata e entrou por uma garagem subterrânea. Por determinação do juiz, não serão permitidas fotos de Trump durante a audiência.

Trump é acusado de manter documentos relacionados a “armamento nuclear nos Estados Unidos” e “capacidades nucleares de um país estrangeiro“, juntamente com documentos de relatórios de inteligência da Casa Branca, de acordo com a acusação.

Os promotores alegam que Trump mostrou os documentos para pessoas não autorizadas a revisá-los em termos de segurança e, em seguida, tentou ocultar os papéis de seus próprios advogados, enquanto eles tentavam cumprir as exigências federais para encontrá-los e devolvê-los. As principais acusações acarretam penas de até 20 anos de prisão.

- Publicidade -

Essa é uma aparição inicial no tribunal, onde normalmente os réus não são denunciados, pois ainda não conhecem formalmente as acusações e não estão representados por um advogado. Em vez disso, eles geralmente apresentam seus argumentos em uma data posterior, quando já possuem representação legal.

No entanto, no caso de Trump, ele comparece ao tribunal alguns dias após receber uma intimação. Ele já teve acesso e está ciente das acusações que enfrenta, discutindo-as com sua equipe jurídica em constante mudança. Neste caso, não se sabe o que acontecerá a seguir.

A aparição de hoje marca a primeira vez que um ex-presidente americano é indiciado por crimes federais. No entanto, essa já é a segunda vez que Trump é acusado criminalmente desde março, quando enfrentou 34 acusações criminais de falsificação de registros comerciais relacionados a pagamentos secretos em 2016, em um tribunal estadual de Nova York. Trump negou irregularidades em ambos os casos. 

 

- Publicidade -

LEIA TAMBÉM  

 Boate Kiss: STJ julga recurso do Ministério Público do RS nesta terça-feira

Febre maculosa: São Paulo investiga mais uma morte suspeita no interior


Ao contrário de seu julgamento em Nova York, não são permitidas câmeras em tribunais federais, portanto, não haverá fotos do tribunal. No entanto, pode haver imagens ilustrativas.

Após se declarar inocente, as partes discutirão possíveis condições de fiança, que podem incluir uma ordem para Trump entregar seu passaporte. No tribunal, Trump não terá uma foto policial tirada, de acordo com uma fonte familiarizada com as negociações, que falou sob condição de anonimato.

Normalmente, réus em processos criminais têm suas impressões digitais coletadas e são fotografados para auxiliar na identificação. No entanto, quando Trump foi indiciado em Nova York, as autoridades consideraram uma foto desnecessária devido ao seu alto nível de fama. No entanto, as impressões digitais foram colhidas.

Fora do tribunal, a polícia está preparada para grandes protestos a favor e contra a prisão de Trump. Após a audiência, espera-se que Trump faça uma declaração à noite, ao retornar ao seu resort em Bedminster, Nova Jersey.

 

LEIA MAIS 

Saiba quem é o casal morto por febre maculosa no interior de São Paulo

Compartilhe:
Rafaela Viveiros
Formada em Jornalismo pela Universidade Paulista (Unip). Jornalista do Grupo EP, repórter do Tudo EP, está no portal desde 2021 e possui experiências com produção de matérias para os portais, edição de vídeos, imagens e criação de conteúdo para as redes sociais.
- Publicidade -
plugins premium WordPress