Em Três Corações (MG), mais de 100 alunos do Senac iniciaram a montagem de uma biblioteca para o Instituto Sagrada Face de Jesus Cristo que presta assistência a crianças e adolescentes. Cerca de 1,5 mil títulos já fazem parte do acervo destinado aos jovens entre sete e 17 anos atendidos pela entidade.
O trabalho faz parte do Projeto Integrador e teve início em novembro de 2021, quando os alunos passaram a concentrar os esforços na divulgação, utilizando canais internos e externos. Coube também aos estudantes as visitas técnicas à entidade beneficiada para definir o local e implantação da biblioteca.
LEIA TAMBÉM
Delfim Moreira inclui pinhão na merenda escolar municipal
Novas onças são identificadas por pesquisadores em reserva biológica
Aeroporto de Alfenas será ampliado com 14 novos hangares
“Sempre buscamos ao longo do curso integrar alguns dos processos logísticos que vemos em sala de aula a um projeto de impacto social na comunidade. A iniciativa dos Apanhadores de Livros surgiu após muitas trocas de ideias e discussões. Montar uma biblioteca comunitária já estava circulando entre os alunos e, com a escolha da instituição beneficiada, eles assumiram essa responsabilidade para eles”, explica o docente do curso Técnico em Logística, Anderson Mendes.
PROJETO INTEGRADOR
A ação tem início no Projeto Integrador, disciplina que faz parte do Modelo Pedagógico do Senac em cursos de todas as áreas e que incentiva os estudantes a replicar os aprendizados em atividades de impacto social.
No projeto Apanhadores de Livros, o conteúdo aprendido em sala de aula é exercitado na prática. “As competências do curso Técnico em Logística, como planejamento, divulgação, captação, armazenamento e gestão de estoque, catálogo, entrega e montagem do espaço foram utilizadas nessa ação”, explica a supervisora pedagógica da unidade, Jéssica de Souza.
Outras habilidades como autonomia, pensamento crítico, curiosidade científica e valores que formam cidadãos mais conscientes para sociedade e os prepara para novos desafios e tomadas de decisões também fazem parte do currículo. “É visível a sensibilidade dos alunos em construir projetos que possam mobilizar ações sociais. Ter estudantes assumindo esta posição mais ativa, com a realização dos projetos integradores, traz avanço no processo de aprendizagem”, diz Jéssica.
COMO DOAR
São aceitos livros de literatura e também didáticos em bom estado de conservação. As doações podem ser entregues na unidade Senac em Três Corações que fica na Avenida Deputado Renato Azeredo, 660, no bairro Peró.
LEIA MAIS
Educação de MG terá edital para quatro cargos em breve