- Publicidade -

Maior iceberg do mundo começa a se movimentar após três décadas

Se encalhar na Ilha da Geórgia do Sul, iceberg pode prejudicar a vida de milhões de aves marinhas, pinguins e focas

compartilhar

Com 4 mil quilômetros quadrados, o maior iceberg do mundo começou a se mover após mais de três décadas imóvel no Mar de Weddel, na Antártica. Batizado como A23a, ele é quase três vezes maior que a cidade de São Paulo e passou a se movimentar por causa dos ventos e correntes marítimas. 

Segundo cientistas, é provável que o A23a seja lançado na Corrente Circumpolar Antártica em direção ao Atlântico Sul, de onde deve seguir uma rota conhecida como “iceberg alley”. Esta trajetória foi explorada por Ernest Shackleton em 1916, quando ele perdeu sua embarcação, o Endurance, e precisou escapar da Antártida.  

- Publicidade -
- Publicidade -

 

LEIA TAMBÉM 

Israel e Hamas estendem cessar-fogo por mais dois dias 

Vape vai ser liberado? Anvisa convoca nova reunião sobre cigarros eletrônicos

- Publicidade -
- Publicidade -

PERIGO
O A23a pode representar um perigo para a Ilha da Geórgia do Sul. Isso porque, se ele encalhar na região, vai prejudicar a vida selvagem local, impactando negativamente rotas de forrageamento de milhões de aves marinhas, pinguins e focas. 

- Publicidade -

Entretanto, é um equívoco pensar nos icebergs apenas como um perigo. Afinal, à medida que eles derretem, liberam um tipo de pó mineral que foi incorporado ao gelo quando a estrutura ainda era parte dos glaciares que raspavam o leito rochoso da Antártida. 

Acontece que essa “poeira” é uma fonte de nutrientes para organismos responsáveis por gerar a base das cadeias alimentares dos oceanos. “Em muitos aspectos, esses icebergs dão vida. Eles são o ponto de origem de muita atividade biológica”, explicou Catherine Walker, do Instituto Oceanográfico Woods Hole, ao g1. 

 

- Publicidade -

LEIA MAIS 

Sabatina de Flávio Dino é marcada para o dia 13 de dezembro

- Publicidade -
Larissa de Morais
Larissa de Morais
Formada pela Universidade São Francisco, é repórter no acidade on | EPTV Campinas. No Tudo EP, site de entretenimento da EPTV, foi repórter, assistente de mídias digitais e estagiária de jornalismo. Com passagem por sites de entretenimento e jornalismo independente, tem experiência em redação de material jornalístico para editorias de diferentes segmentos de hard e soft news e em produção de conteúdo para a internet.

Leia mais

Cosplayers encantam e são uma das atrações do EP Games

Maior experiência gamer do Interior Paulista acontece em Campinas, até domingo, com jogos, concursos, campeonatos e diversas atividades

Transmissão traz detalhes de Resident Evil Requiem

Resident Evil Showcase mostrou novidades, que incluem gameplay inédito, colaborações com as marcas icônicas Porsche e Hamilton, e mais

Confira 5 atrações imperdíveis do evento EP Games

Maior experiência gamer do Interior Paulista acontece em Campinas, até domingo, com jogos, concursos, campeonatos e diversas atividades

- Publicidade -

- Publicidade -