Câmeras instaladas em propriedade flagraram a presença de onças na zona rural de Botelhos (MG), no bairro Pinhal. Segundo informações dos moradores e produtores locais, tem sido percebido o sumiço de galinhas, o que indica que os animais estariam realizando os ataques.
As onças foram filmadas na propriedade de Antônio Piedade, que há 40 anos reside no local. De acordo com o morador, as galinhas criadas por ele foram mortas pelos animais.
As únicas imagens que flagram a presença das onças na região são das gravações de Antônio, mas outros produtores do bairro também relataram que galinhas estão sumindo, o que leva a crer que o desaparecimento tenha ocorrido devido ao ataque de onças.
LEIA TAMBÉM
PM apreende adolescente com grande quantidade drogas em Poços
Caldense anuncia elenco para a temporada 2023
A veterinária e professora, Erika Fruhvald, explicou sobre o animal. “Essa é uma onça-parda, é uma onça que ocorre no Brasil inteiro, de norte a sul. Ela, inclusive, ocorre na América do Norte e na América Central. É uma espécie disseminada na América. Ela tem a característica de conseguir se adaptar tanto em matas mais fechadas quanto em matas mais abertas, por isso ela acaba se aproximando das casas”, ressaltou.
Erika é especialista em animais silvestres. Ela conta que o macho tem o hábito de se isolar, o que indica que, na zona rural de Botelhos, devem ter aparecido uma mãe com dois filhotes.
A veterinária chama atenção para o fato de que caçar esses animais é crime e que esse tipo de onça não possui o hábito de atacar seres humanos. “Ela vai ter uma atividade mais com animais de pequeno porte, aves, répteis e pequenos mamíferos. A gente costuma dizer que onde ocorre cervídeos, que são os veados, essas onças que são as predadoras deles, mas elas não olham o humano como uma presa”, destacou.
LEIA MAIS
Pousão convoca eleição de novo presidente para 12 de dezembro