15 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Mulheres representam 53% do eleitorado de Passos

Dessas, 400 têm menos de 18 anos; além disso, 22 pessoas vão votar usando nome social e 366 possuem alguma deficiência

Em Passos, o eleitorado é formado, em sua maioria, por mulheres. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 53% das pessoas aptas a votar nas eleições deste ano na cidade são mulheres, o que representa cerca de 42 mil eleitoras.

No município, as mulheres são maioria, inclusive, entre o eleitorado jovem com menos de 18 anos. São quase 400 mulheres, entre os 618 jovens de 16 e 17 anos, com o título de eleitor regularizado.

Além disso, dentre os mais de 80 mil eleitores de Passos, 22 pessoas vão votar usando nome social e 366 possuem alguma deficiência.

Para a professora de sociologia da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Flávia Paniz, as redes sociais contribuíram para isso, com a formação de grupos, a circulação de informações em espaços não tradicionais e a formação política jovem recente.

LEIA TAMBÉM
Surto de raiva na região de Muzambinho causa preocupação
Segue foragido o suspeito pelo assassinato de jovem em Ouro Fino
Impactos ecológicos causados por mudanças nas paisagens da Amazônia

O fato de que há mais representantes mulheres dentro da política, tanto no cenário local como no nacional, com certeza impacta no interesse das mulheres na política também. As agendas políticas que interessam diretamente às mulheres também promovem isso. E, com certeza, a formação de redes de movimentos sociais, organizações locais, colisões, tudo isso contribuiu por um interesse coletivo na política”, destacou.

A professora ainda chamou atenção para o fato de as mulheres estarem ganhando cada vez mais espaço no meio político. Um desses exemplos é a vendedora Kerolayne dos Santos Batista, de 25 anos, que tirou o título de eleitor aos 16 anos e desde então participa das eleições.

“Com 16 anos eu já tirei meu título de eleitor, porque eu achei importante a minha participação. E também acho importante para todos os jovens participar mais da política, votar. Precisamos ter mais responsabilidade e escolher a pessoa que vai reger nosso país”, destacou. Ela ainda acrescentou sobre a importância de escolher os candidatos com cautela. “Estou bem atenta aos candidatos, procurando saber sobre eles, a pessoa deles. É muito importante conhecermos essa pessoa, saber quais são os ideais e as ideias dela”, concluiu.

LEIA MAIS
Projeto visa proibir contratação de condenados por crimes violentos

- Publicidade -

Compartilhe:
- Publicidade -
plugins premium WordPress