Em Varginha, no Sul de Minas, a Fepesmig (Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas) está desenvolvendo projeto junto à Prefeitura para instalação do curso universitário de medicina no Grupo Educacional Unis.
Segundo a Fepesmig, o Centro Universitário já está investindo na estrutura física e seleção do corpo docente para a implantação do curso. Ainda, um termo de cooperação entre o presidente da Fepesmig, Luiz Carlos Vieira Guedes, e o prefeito de Varginha, Vérdi Lúcio Melo, foi assinado. O acordo entre a Prefeitura de Varginha e a fundação pretende fomentar a instalação do curso de medicina no Unis, além de desenvolver iniciativas no centro universitário para a área de saúde.
LEIA TAMBÉM
Ufla: pesquisa permite regulamentação do quejjo de casca florida
IF Sul de Minas tem pós gratuita em Informática na Educação
Conforme o acordo de cooperação entre a Prefeitura de Varginha e a Fepesmig, o objetivo da parceria é a promoção do intercâmbio do conhecimento técnico, além da produção científica e cultural para viabilizar as atividades de ensino, pesquisa e extensão na área da saúde. O setor público e privado preveem que, com a atuação de estudantes e professores, o termo de cooperação vai proporcionar benefícios aos varginhenses e população da região.
“Reforçamos mais uma vez o nosso compromisso em atuar pelo benefício de toda a comunidade sul mineira, considerando não só a formação acadêmica e profissional da nossa população, mas também o desenvolvimento pleno da nossa região em todas as áreas que impactam verdadeiramente a nossa comunidade”, disse o reitor do Unis, Felipe Flausino.
Já para o médico Gustavo Eugênio, que coordena o projeto, a implantação do curso de medicina em Varginha vai agregar ao setor de saúde municipal e regional. “Varginha hoje é um polo regional de saúde, sendo referência em vários campos da medicina e conta com uma comunidade médica e estruturas altamente qualificadas, que com certeza farão a diferença no projeto deste curso e na qualidade da formação que queremos garantir para nossos alunos e para nossa comunidade que será a maior beneficiada, enobrecendo ainda mais a nossa cidade e região”.
Segundo o presidente da Fepesmig, estão previstos para fevereiro mais convênios com municípios que integram a microrregião de Varginha. “Acreditamos em uma dinâmica colaborativa para desenvolver projetos pensados para a nossa região. Através deste esforço coletivo, do trabalho em conjunto, somos capazes de construir pontes e fortalecer ainda mais as parcerias entre a nossa região com foco no pleno desenvolvimento da nossa gente”, destacou.
LEIA MAIS
Poços de Caldas continua vacinação contra meningite