20 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

O que é Stealthing? Entenda

Proposta que criminaliza a prática está na mesa da Câmara dos Deputados desde setembro do ano passado

Atualmente, a prática não tem tipificação própria na legislação brasileira (Foto: Freepik)

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) da Câmara dos Deputados aprovou, em setembro do ano passado, uma proposta que inclui no Código Penal o crime de stealthing no Brasil. Mas você sabe o que significa esse termo?

O que é Stealthing?

O stealthing, que em inglês significa “furtivo”, significa remover propositalmente o preservativo, sem o consentimento do (a) parceiro (a).

Atualmente, a prática não tem tipificação própria na legislação brasileira e hoje é enquadrada em pelo menos quatro crimes diferentes, a depender das circunstâncias específicas do caso.

Stealthing é estupro?

Segundo a legislação brasileira, se a remoção do preservativo causar lesões à vítima ou uma DST, a justiça tende a classificar o caso como lesão corporal e periclitação da vida e da saúde; se na situação o parceiro não percebe a retirada da camisinha, o caso pode ser enquadrado como violação sexual mediante fraude; e se o parceiro percebe a retirada da proteção, pede a interrupção do ato sexual e não é atendido, o episódio pode ser classificado como estupro.

LEIA TAMBÉM

Igrejas terão imunidade tributária?

O que é anistia?

Proposta de criminalização

Apesar da prática já ser considerada um crime, a falta de legislação específica deixa as vítimas em uma espécie de “limbo jurídico”, o deputado Felipe Francischini (União-PR) propôs a tipificação do stealthing.

- Publicidade -

O projeto prevê prisão de até dois anos para homens que retirarem, sem consentimento da parceira ou do parceiro, a camisinha durante o ato sexual.

Para virar lei, o projeto ainda deve ser pautado e aprovado pelo plenário.

LEIA MAIS

Padre quase bebe cálice com veneno em missa

- Publicidade -
- Publicidade -
plugins premium WordPress