13 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

O que falta para o STF descriminalizar o porte de drogas?

Votação foi suspensa nesta quarta-feira (2) e não há previsão do caso ser retomado

 

 

A discussão no STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a descriminalização do porte de drogas foi suspensa nesta quarta-feira (2), a pedido do ministro Gilmar Mendes, sem prazo para ser retomada. O magistrado pediu mais tempo para analisar os votos apresentados e prometeu liberar o processo nos próximos dias. 

Atualmente é considerado crime adquirir, guardar e transportar entorpecentes para consumo pessoal. No julgamento, os ministros não vão tratar da venda de drogas, que vai seguir como ilegal. 

Nesta quarta, o ministro Alexandre de Moraes foi o único a votar e ele defendeu a descriminalização do porte de maconha para consumo pessoal, mas afirmou que é necessário uma quantidade fixa, que seria de 25 a 60 gramas da droga, para diferenciar o usuário do traficante. 

O debate no STF volta à tona tendo como base um recurso apresentado em 2011, após o flagrante de um homem que portava 3g de maconha dentro do centro de detenção provisória de Diadema, em São Paulo.  

 

LEIA TAMBÉM 

- Publicidade -

Cristiano Zanin toma posse no cargo de ministro do STF 

Moraes multa Monark em R$ 300 mil e manda investigar desobediência

A Defensoria Pública questiona decisão da Justiça de SP que manteve o homem preso. Entre outros pontos, a defensoria diz que a criminalização do porte individual fere o direito à liberdade, à privacidade, e à autolesão. 

O placar está em quatro a zero pela descriminalização. Os ministros Edson Fachin e Roberto Barroso votaram para restringir a liberação do porte apenas para maconha. O ministro Gilmar Mendes votou, em 2015, a favor da descriminalização da posse de drogas para uso pessoal. 

- Publicidade -

 

LEIA MAIS 

Relator aceita denúncia contra Zambelli no Conselho de Ética

Compartilhe:
Rafaela Viveiros
Formada em Jornalismo pela Universidade Paulista (Unip). Jornalista do Grupo EP, repórter do Tudo EP, está no portal desde 2021 e possui experiências com produção de matérias para os portais, edição de vídeos, imagens e criação de conteúdo para as redes sociais.
- Publicidade -
plugins premium WordPress