Em Piranguçu, Sul de Minas Gerais, as câmeras do circuito de segurança de uma fazenda registraram o momento em que uma onça ronda a propriedade. Nessa semana, ovelhas foram encontradas mortas na fazenda.
LEIA TAMBÉM
Vídeo: Em Pouso Alegre (MG), homem abandona nove filhotes de cachorro em pet shop e foge
Itajubá (MG) retoma desfile da Independência do Brasil
Vereadora de Itamogi (MG) acusa filha do prefeito de saber de esquema
Como os proprietários estavam desconfiados, instalaram as câmeras para tentar flagrar alguma atitude suspeita na região. O que foi registrado pelo circuito de segurança foi exatamente a onça parda, da espécie sussuarana. A suspeita é que o animal tenha atacado o rebanho.
As imagens mostram o felino próximo ao estábulo das ovelhas. De acordo com funcionários, a onça retornou ao local onde houve o ataque na madrugada de sexta-feira (2), porém o rebanho já havia sido transferido para um lugar mais seguro. Assista:
ONÇAS NA REGIÃO
As pesquisadoras da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Daniela R. T. Riondet-Costa e Talita Nazareth de Roma, atuam na Reserva Biológica da Serra dos Toledos, em Itajubá (MG), a cerca de 17 km de Piranguçu, desde 2017.
Elas realizam trabalho voltado ao estudo da fauna, especialmente grandes felinos, através do Laboratório de Educação Ambiental e Sustentabilidade (Leas).
Segundo Talita, a região é habitat natural de diversas espécies de onça, como a pintada (Panthera onca) e parda (Felis concolor). Na região, também são encontradas jaguatirica (Leopardus pardalis).
Em julho deste ano, a pesquisadora identificou, em vídeo, cinco novos felinos de grande porte na Reserva Biológica. Assista aqui.
Talita faz um apelo à população para que não matem os animais e acionem as autoridades responsáveis. “A proteção desses animais é deixar eles onde estão. É preciso se conscientizar que a proteção do meio ambiente é um dever fundamental de todos nós. Faz parte da Constituição, até. O art. 225 diz que o poder público e a coletividade têm o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.
LEIA MAIS
Cidades do Sul de Minas recebem 40º Enduro da Independência