19 de junho de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

PL da Globo é fake news? Entenda

Eduardo Bolsonaro afirma que o PL da Globo tem o objetivo de "doutrinar as pessoas com conteúdo de esquerda"; saiba o que é e não é fake news

Eduardo Bolsonaro afirma que o PL da Globo tem o objetivo de "doutrinar as pessoas com conteúdo de esquerda". (Foto: Reprodução)

Retirada da pauta da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (15), o Projeto de Lei 8889/2017 tem gerado polêmica na internet. No X, antigo Twitter, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) alega que o texto seria problemático porque supostamente “incentiva minorias”, com o objetivo “doutrinar as pessoas com conteúdo de esquerda”. Entenda se o chamado PL da Globo é fake news:

PL da Globo é fake news?

Na verdade, o PL da Globo ou PL 8889 aborda a regulação de plataformas de streaming como Netflix, Youtube e Prime Video. O projeto de lei propõe a taxação para esses serviços por meio da Condecine (Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional), com alíquotas progressivas, que podem chegar a até 6% sobre a receita bruta no mercado brasileiro.

LEIA TAMBÉM

Governo se reúne com grevistas nas universidades

Como está o Rio Grande do Sul hoje?

Em novembro do ano passado, o governo explicou que o projeto “pretende valorizar a indústria audiovisual nacional” e que a “incidência da Condecine se dá sobre o faturamento dessas empresas [plataformas de streamings] a fim de incrementar o fomento do audiovisual brasileiro”.

- Publicidade -

“Outros países já possuem regulação similar sobre as plataformas de conteúdo e streaming. A França, por exemplo, tem um tributo similar de mais de 5% do faturamento, sem abatimentos. Adicionalmente, há ainda a exigência de que as empresas invistam o equivalente a 20% do faturamento em produções locais. No final, mais de 25% do faturamento das plataformas irrigam a indústria francesa do audiovisual. Outros exemplos, são: Itália (20%), Dinamarca (6%) Espanha e Portugal (5%), entre outros”, afirma o governo.

O que diz o PL 8889 sobre a Rede Globo?

Segundo o PL 8889, o Globoplay, plataforma de streaming da Rede Globo, não será submetida à taxação, uma vez que o parecer especifica que a definição de “Serviço de Televisão por Aplicação de Internet” exclui serviços oferecidos por concessionárias de radiodifusão de sons e imagens.

LEIA MAIS

- Publicidade -

Por que Lula demitiu Prates da Petrobras?

Compartilhe:
Larissa de Morais
Formada pela Universidade São Francisco, é repórter no Tudo EP | ACidade ON, site de entretenimento da EPTV, onde também foi assistente de mídias digitais e estagiária de jornalismo. Com passagem por sites de entretenimento e jornalismo independente, tem experiência em redação de material jornalístico para editorias de diferentes segmentos de hard e soft news e em produção de conteúdo para a internet.
- Publicidade -
plugins premium WordPress