26 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Por que Lula demitiu Prates da Petrobras?

Diretor foi demitido nesta terça, no mesmo dia aconteceu a nomeação da sua sucessora; entenda o porquê

lula, prates, petrobras, estatal
Demissão aconteceu durante reunião no Planalto (Foto: Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demitiu Jean Paul Prates da presidência da Petrobras nesta terça-feira (14). A demissão aconteceu durante uma reunião no Planalto, contando com a presença dos ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Rui Costa (Casa Civil).

Sob a perspectiva de abreviação do mandato, Prates teria solicitado à companhia que o conselho de administração se reunisse para analisar o fim.

LEIA MAIS

Quem é a nova presidente da Petrobras?

Quem eram Marcelo Stocco e Ana Paula Vieira?

Por que Lula demitiu Prates da Petrobras?

Lula demitiu Prates porque houve uma crise na estatal. Iniciada pela decisão do Conselho de Administração em não distribuir os dividendos extras, que somavam R$ 43,9 bilhões, aos acionistas, o problema perdurou até a queda das ações da empresa.

- Publicidade -

Antes disso, porém, já se notava uma relação desgastada entre governo e o formato de gestão da petroleira. Prates via a firma como algo independente, algo oposto ao presidente, que a vê como uma extensão de sua administração.

Outro ponto eram os atritos presentes na relação dele com Silveira e Costa, pois esses não seriam consultados antes da tomada de decisões.

Consequências

Após a decisão dos dividendos, as ações da Petrobras experimentaram a queda, no entanto, a demissão dele também tem ampliado isso. Em Nova York, as ADRs (Recibo de Ações Negociados na Bolsa dos Estados Unidos) registraram uma diminuição de 8% no valor das ações.

- Publicidade -

*Sob supervisão de Larissa de Morais

LEIA TAMBÉM

De onde vem o arroz do Brasil?

Janaína Boaventura, com supervisão da redação
Estagiária no Tudo EP e no ACidade ON, é graduanda em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Adentrou no Grupo EP em 2024 e atua nos conteúdos digitais, enfaticamente com a parte textual.
- Publicidade -
plugins premium WordPress