A Prefeitura de Poços de Caldas lançou esta semana na sede da ACIA (Associação Comercial) o programa Prepara Gastronomia, que irá capacitar e treinar 20 pequenos empresários do ramo alimentício.
A iniciativa é uma parceria com a ACIA, a Secretaria de Turismo e Sebrae Minas e conta com o apoio do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo, do Circuito Turístico Caminhos Gerais) e da ABRE ( Associação dos Bares, Restaurantes, Lanchonetes e Similares). O objetivo é auxiliar as pequenas empresas do segmento de alimentação para melhorar controles internos e nos processos de gestão, por meio de treinamentos on-line e presenciais.
Outro objetivo da iniciativa, é aumentar os lucros de cada negócio e ainda prepará-los para o “Festival Gastronômico e Cultural de Poços de Caldas” que acontecerá ainda em 2023.
No lançamento, o prefeito Sérgio Azevedo, ressaltou que o projeto vem de encontro com o trabalho para o desenvolvimento do turismo da cidade. “Acabamos de assinar o contrato de concessão dos pontos turísticos com a empresa CITUR (Circuito Integrado de Turismo Poços de Caldas), que realizará investimentos da ordem de R$ 45 milhões de reais para modernizar os atrativos, causando uma revolução no turismo da cidade nos próximos anos. Hoje em dia, principalmente nos finais de semana, já podemos ver várias filas de clientes à espera de uma mesa nos diversos bares e restaurantes da cidade. Chegou a hora do empresário se preparar e investir ainda mais no setor”, ressaltou.
LEIA TAMBÉM
Pesquisa permite regulamentação do queijo de casca florida
Poços de Caldas recebe pela primeira vez festival de chefs churrasqueiros
Já a responsável pelo Prepara Gastronomia em Minas Gerais, Simone Lopes, ressaltou a importância do setor na cidade: “A gastronomia de Poços de Caldas é muito rica e ela precisa ser resgatada e contada para toda Minas Gerais e Brasil. É uma oportunidade enorme para as empresas que queiram participar, pois as mesmas terão capacitação e suportes respeitando as características de cada empresa que precisam ser tratadas de forma independente. Queremos ainda deixar um legado para a cidade que é o Festival Gastronômico e Cultural de Poços de Caldas”.
Para participarem do programa, os interessados precisam: ser micro ou pequena empresa, enquadrada como ME ou EPP; possuir alvará sanitário municipal válido; possuir pelo menos três funcionários fixos; possuir ponto físico de atendimento ao cliente, não sendo possível a participação de empresas que atuam com o modelo de negócio para o atendimento exclusivo pelo delivery; entre outras.
O edital para inscrições já está disponível no site da prefeitura via formulário on-line. O prazo é até 25 de janeiro. Mais informações na Secretaria de Turismo pelo telefone (35) 3697-2300 e Sebrae (35)3722 -3352.
LEIA MAIS
Maria da Fé oferece curso técnico gratuito em turismo