Um táxi com placa do Rio de Janeiro foi apreendido pela Polícia Rodoviária Federal com 215 pássaros silvestres na madrugada deste domingo (21) na BR-354, em Pouso Alto (MG). As aves eram da espécie trinca-ferro.
Segundo os policiais, as aves estavam dentro de gaiolas, caixas e redes transportadoras com espaço pequeno, que impediam os pássaros de se movimentarem. Os animais foram encontrados ao lado de um passageiro, um homem de 50 anos, e também dentro do porta-malas do carro.
Após ser abordado, o motorista de 45 anos disse que pegou as aves em Três Corações (MG) e elas seriam levadas para o Estado do Rio de Janeiro. Os pássaros foram entregues para a Polícia Militar de Meio Ambiente de Itamonte (MG) e o táxi foi apreendido e levado para o pátio da PRF em Pouso Alto, por estar com licenciamento vencido.
LEIA TAMBÉM
Andradas confirma segundo caso de varíola dos macacos
Está aberto edital de concessão do Parque das Águas de Caxambu
O tráfico de animais silvestres é crime de acordo com a Lei 9.605/98. É proibida a venda, exportação, aquisição, guarda em cativeiro ou transporte de ovos ou larvas, sem a devida autorização.
Além do crime de tráfico, o artigo descreve com ato ilícito matar, perseguir, caçar, apanhar ou utilizar espécies silvestres, sem permissão da autoridade competente. A pena para os crimes é de detenção de seis meses a um ano e multa, podendo ser dobrada em caso de crime praticado contra espécie em extinção.