O Programa Lacre Amigo, realizado pela Arteris Fernão Dias, arrecadou, com o apoio dos parceiros, 900 kg de lacres, revertidos em dez cadeiras de rodas que serão entregues aos municípios de Itajubá, Três Corações e Santo Antônio do Amparo, no Sul de Minas. Em 2022, a atividade chegou ao marco de 114 cadeiras de rodas disponibilizadas para doação em cidades mineiras e paulistas, nas redondezas da autopista.
O projeto teve início em 2013 e, desde então, tem arrecadado lacres de alumínio que são trocados por cadeiras de rodas, doadas a entidades assistenciais.
Para a troca por uma cadeira, são necessários 90 kg de alumínio, o equivalente a 140 garrafas pets de dois litros cheias do material.
LEIA TAMBÉM
Estudo sobre estresse dos agentes do sistema prisional é reconhecido
Prefeito sanciona Lei sobre procedimento de instalação de antenas 5G
Pouso Alegre celebra mês de valorização da pessoa idosa
Desde o início da campanha, a cidade de Itajubá foi a que mais trocou lacres de alumínio por cadeiras de rodas. Ao todo, foram 104 cadeiras encaminhadas para instituições do município.
O cirurgião-dentista Ricardo Zambrana é um dos apoiadores da campanha de arrecadação de lacres em Itajubá. Para ele, o projeto é de extrema importância. “A arrecadação de lacres abrange importantes temáticas nas áreas social, ambiental e educacional. Aqui em Itajubá, nós temos diversos parceiros envolvidos no projeto, que além de contribuir para auxiliar entidades e pessoas que passam por um momento de dificuldade e precisam de uma cadeira de rodas, ainda atuam na conscientização ambiental, incentivando o reaproveitamento de um material que muitas vezes é descartado de maneira incorreta”, destaca.
Colaboradores, usuários das rodovias, instituições e empresas podem ser parceiros do projeto e atuar de forma voluntária no recolhimento do material.
LEIA MAIS
Exposição fotográfica mostra visão de jovens sobre Poços de Caldas