O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alertou, neste domingo (5), que há potencial de chuvas intensas atingirem outros estados do país, depois dos temporais históricos no Rio Grande do Sul. O aviso possui uma escala de riscos, confira:
LEIA MAIS
Como doar para vítimas dos temporais no Rio Grande do Sul?
Quando vai chover em São Paulo? Veja previsão para o estado
Quais estados terão chuvas intensas nos próximos dias?
Segundo o Inmet, poderão receber chuvas intensas, com alerta de “perigo potencial”, nos próximos 10 dias, as seguintes regiões:
- Amapá
- Amazonas
- Pará
- Roraima
Este tipo de aviso é o primeiro na escala meteorológica do instituto, seguido por: “perigo” e “grande perigo”. Espera-se que grande parte da região Norte receba acumulados de 70 milímetros ou mais de chuva, entre os dias 7 e 15 de maio.
O comunicado divulgado no portal da Climatempo informou que os estados de Roraima, Amapá, Pará e Amazonas terão temporais. “O volume da chuva é bastante elevado e são esperadas rajadas de vento que ultrapassam os 70km/h”.
Entre esta segunda-feira (6) e terça-feira (7), o portal prevê pancadas “com moderada a forte intensidade”, no Acre, norte de Rondônia e interior do Pará.
Região Nordeste
Para o Nordeste, a previsão é de pancadas de chuva que podem superar os 60 milímetros. Segundo o Inmet elas se concentrarão na faixa leste da região e no norte dos seguintes estados:
- Ceará
- Maranhão
- Piauí
Para a Bahia, o acumulado de chuvas recebeu o indicativo de “risco potencial”, apenas na região litorânea.
*Sob supervisão de Marcos Andrade
LEIA TAMBÉM