O número de ações mobilizadas para ajudar as vítimas dos temporais no Rio Grande do Sul tem aumentado. Neste momento de solidariedade, é importante conhecer os meios oficiais de doação, os quais devem ser priorizados, para evitar cair em golpes.
Os recursos, sejam monetários ou não, têm como principal finalidade oferecer apoio humanitário aos atingidos, assim como reconstruir a infraestrutura das cidades.
LEIA MAIS
Até quando vai chover no Rio Grande do Sul?
Brasileirão: jogos dos times do Rio Grande do Sul são adiados devido aos temporais
Como doar para vítimas dos temporais no Rio Grande do Sul?
O canal oficial de doação do governo do Rio Grande do Sul é o SOS Rio Grande do Sul (acesse aqui). Preferencialmente, as doações podem ser feitas pelo Pix, cujos dados são:
Conta SOS Rio Grande do Sul
Chave Pix – CNPJ 92958800/000138
Banrisul
A gestão e fiscalização dos recursos doados por esse meio ficarão a cargo de um Comitê Gestor, presidido pela Secretaria da Casa Civil do estado e auditado por representantes do poder público local e de entidades de assistência social.
Itens
As pessoas que estiverem interessadas na doação de itens precisam saber que há algumas demandas específicas. Como forma de facilitar, a Defesa Civil de Porto Alegre apontou alguns itens:
Para pessoas:
- Colchões
- Roupa de cama de tamanho solteiro
- Roupas e calçados infantis
- Produtos de higiene e limpeza
- Água e copos descartáveis
Para os animais:
- Casinha
- Cama
- Coleira
- Guia
- Gradil
- Ração
Voluntariado
A Secretaria de Saúde do estado procura profissionais, com disponibilidade de carga horária, nas diferentes áreas, como:
- Enfermagem
- Fisioterapia
- Fonoaudiologia
- Medicina
A inscrição para o banco de voluntários pode ser realizada no site da SES. Os convocados poderão atuar em hospitais, unidades de pronto atendimento e afins.
Vale ressaltar que a inscrição não gera vínculo empregatício com o Estado, nem mesmo garante chamamento do profissional.
Prefeituras
Além da prefeitura da capital, há mobilização de outras regionais, como as dos municípios de São José, Santa Cruz do Sul e Taquara.
A prefeitura de São José realiza uma campanha de doações para as vítimas das chuvas no estado. O ponto de coleta é na sede do Procon, na Avenida Acioni Souza Filho, 2114, na Beira-Mar de São José. Os itens mais solicitados são
- Água potável
- Alimentos não perecíveis
- Produtos de higiene pessoal
- Produtos de limpeza
- Roupas de cama
Já a prefeitura de Santa Cruz do Sul tem cadastrado voluntários para atuar no atendimento às vítimas da enchente que também assola o município. As inscrições podem ser feitas no site da prefeitura.
A prefeitura de Taquara pede que os itens doados sejam entregues na Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania, na Rua Guilherme Lahm, 947, centro, onde uma equipe faz a triagem. Também é possível doar via Pix, pela chave com número de celular 51996654645, em nome de Rotary Club de Taquara, que fará a compra dos materiais necessários para os atingidos pelas chuvas.
*Com informações de Agência Brasil
** Sob supervisão de Marcos Andrade
LEIA TAMBÉM
Mineradoras faturam mais no 1º trimestre e criticam imposto seletivo