2 de junho de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Quais são as formas de intolerância religiosa?

Silvana Taques, mãe de Larissa Manoela está sendo investigada por intolerância religiosa

 

Discriminar, ofender, caluniar e não concordar com religiões e cultos são formas de intolerância religiosa. O intolerante não aceita a diversidade de crenças, principalmente das que ele não conhece. 

De acordo com o “2º Relatório sobre Intolerância Religiosa: Brasil, América Latina e Caribe”, organizado pelo Centro de Articulação de Populações Marginalizadas e pelo Observatório das Liberdades Religiosas com apoio da Representação da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) no Brasil, houve um aumento dos casos de intolerância religiosa no país nos últimos anos. 

Dados da CCIR (Comissão de Combate à Intolerância Religiosa do Rio de Janeiro) mostram que mais de 70% de 1.014 casos de ofensas, abusos e atos violentos registrados no Estado são contra praticantes de religiões de matrizes africanas, como o candomblé e a umbanda. Essa questão também pode estar relacionada ao racismo, já que as religiões são de matrizes africanas.  

 

LEIA TAMBÉM 

Larissa Manoela: Chris Flores apaga vídeo com a mãe da atriz 

- Publicidade -

Como identificar pais narcisistas?

CASO LARISSA MANOELA 

Silvana Taques, mãe da atriz Larissa Manoela, é investigada por crime de intolerância religiosa pela Decradi (Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância) do Rio de Janeiro. A situação aconteceu em meio ao conflito que a família vive. Em uma conversa entre Larissa e Silvana, a mãe da atriz fez um comentário sobre a religião da família do noivo de sua filha, o ator André Luiz Frambach. Na troca de mensagens, Silvana se refere à família do ator como “família de macumbeiros”. 

- Publicidade -

A notícia-crime foi apresentada pela Comissão de Combate à Intolerância Religiosa do Estado do Rio de Janeiro, representada pelo Ceap (Centro de Articulação de Populações Marginalizadas), e se concentra nas acusações de racismo religioso, conforme definido pela Lei 7.716/1989. 

Se comprovada a culpa, Silvana poderá enfrentar penalidades previstas na Lei 7.716/1989, que estabelece reclusão de um a três anos e multa para quem praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. 

 

LEIA MAIS 

Quanto Larissa Manoela deixou para os pais?

Rafaela Viveiros
Formada em Jornalismo pela Universidade Paulista (Unip). Jornalista do Grupo EP, repórter do Tudo EP, está no portal desde 2021 e possui experiências com produção de matérias para os portais, edição de vídeos, imagens e criação de conteúdo para as redes sociais.
- Publicidade -
plugins premium WordPress