Discriminar, ofender, caluniar e não concordar com religiões e cultos são formas de intolerância religiosa. O intolerante não aceita a diversidade de crenças, principalmente das que ele não conhece.
De acordo com o “2º Relatório sobre Intolerância Religiosa: Brasil, América Latina e Caribe”, organizado pelo Centro de Articulação de Populações Marginalizadas e pelo Observatório das Liberdades Religiosas com apoio da Representação da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) no Brasil, houve um aumento dos casos de intolerância religiosa no país nos últimos anos.
Dados da CCIR (Comissão de Combate à Intolerância Religiosa do Rio de Janeiro) mostram que mais de 70% de 1.014 casos de ofensas, abusos e atos violentos registrados no Estado são contra praticantes de religiões de matrizes africanas, como o candomblé e a umbanda. Essa questão também pode estar relacionada ao racismo, já que as religiões são de matrizes africanas.
LEIA TAMBÉM
Larissa Manoela: Chris Flores apaga vídeo com a mãe da atriz
Como identificar pais narcisistas?
CASO LARISSA MANOELA
Silvana Taques, mãe da atriz Larissa Manoela, é investigada por crime de intolerância religiosa pela Decradi (Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância) do Rio de Janeiro. A situação aconteceu em meio ao conflito que a família vive. Em uma conversa entre Larissa e Silvana, a mãe da atriz fez um comentário sobre a religião da família do noivo de sua filha, o ator André Luiz Frambach. Na troca de mensagens, Silvana se refere à família do ator como “família de macumbeiros”.
A notícia-crime foi apresentada pela Comissão de Combate à Intolerância Religiosa do Estado do Rio de Janeiro, representada pelo Ceap (Centro de Articulação de Populações Marginalizadas), e se concentra nas acusações de racismo religioso, conforme definido pela Lei 7.716/1989.
Se comprovada a culpa, Silvana poderá enfrentar penalidades previstas na Lei 7.716/1989, que estabelece reclusão de um a três anos e multa para quem praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
LEIA MAIS