No distrito industrial de Khabarovsk, sudeste da Rússia, detectou-se o vazamento de uma substância radioativa a poucos quilômetros de uma cidade com 630 mil habitantes às margens do rio Amur. Esta cidade decretou estado de emergência, segundo as informações do jornal britânico The Sun.
O local foi isolado, mas não houve detalhamento de onde é nem da fonte provocadora do vazamento de radiação. Por ser uma substância perigosa, o alerta é preocupante.
LEIA MAIS
Conselho da ONU solicita o embargo de armas para Israel
Por que a venda do álcool líquido 70% foi proibida?
Quais são os perigos da radiação?
A radiação é uma forma de energia espontânea propagada pelo espaço a partir de uma fonte. O perigo que ela oferece encontra-se na forma que ela interage com o corpo e altera as células, podendo afetar negativamente ou positivamente, a depender dos níveis de exposição.
No caso do ser-humano, a exposição descontrolada à radiação pode levar a:
- Feridas
- Envenenamento
- Inflamações
- Câncer
Esses quadros são mais graves, porém sintomas de curto prazo ou mais brandos também podem surgir:
- Náuseas
- Vômitos
- Diarreias
- Hemorragias
Vazamento na Rússia
A contaminação foi denunciada por um morador em 28 de março, mas as autoridades só tomaram providências na última sexta-feira (5). Este intervalo de uma semana poderia ter sido crucial para que a radiação fizesse vítimas, pois a região contaminada estava há 2,4 km das casas na cidade.
No entanto, o governo garantiu não haver ameaça à vida após o ocorrido porque “a radiação de fundo excede ligeiramente os padrões permitidos”. A área também foi isolada, contribuindo para o estudo da substância.
Os funcionários da Agência Nuclear da Rússia localizaram e coletaram a amostra no recipiente adequado para transportá-la a “uma instalação de armazenamento de resíduos radioativos”.
*Sob supervisão de Larissa de Morais
LEIA TAMBÉM
Agrishow 2024: saiba tudo sobre a 29ª edição da feira tecnológica agrícola