2 de junho de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Quando começa a greve do Metrô?

Funcionário do Metrô, CPTM e Sabesp pedem que planos do governo do estado sejam debatidos com a sociedade

Trabalhadores do Metrô, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) anunciaram que devem entrar em greve nesta terça-feira (3). A decisão final sobre a paralisação ainda será tomada em uma assembleia coletiva que começa às 18h30 desta segunda-feira (2). 

Em razão da possível paralisação, o governo de São Paulo decretou ponto facultativo para amanhã em todos os serviços públicos do estado, com exceção de restaurantes, postos móveis do Bom Prato e serviços de segurança pública, que funcionam normalmente.  

 

LEIA TAMBÉM 

Que horas acontecerá o eclipse solar anular? 

Presidente Lula recebe alta do hospital após cirurgia

MOTIVO DA GREVE
A principal motivação da greve é a oposição aos planos de privatização do governo estadual, que planeja a concessão de linhas da rede metroferroviária e privatização da Sabesp. A fim de impedir a deterioração dos serviços públicos, os sindicatos desejam que os planos da gestão de Tarcísio de Freitas sejam debatidos com a sociedade. 

- Publicidade -

LINHAS AFETADAS
No Metrô, terão o funcionamento interrompido as linhas 1-Azul, 2-Verde, a 3-Vermelha e 15-Prata (monotrilho). As linhas 4-Amarela e 5-Lilás não serão afetadas e devem operar normalmente durante todo o dia. 

Já na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), sofrerão o impacto da greve as linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade. As linhas 8-Diamante e a Linha 9-Esmeralda não terão as atividades paralisadas, uma vez foram concedidas à iniciativa privada e são administradas pela empresa Via Mobilidade. 

 

LEIA MAIS 

- Publicidade -

Três concursos públicos abrem inscrições nesta segunda; veja salários

Larissa de Morais
Formada pela Universidade São Francisco, é Assistente de Mídias Digitais do Tudo EP, ACidade ON e EPTV Campinas, onde também foi estagiária de jornalismo. Com passagem por sites de entretenimento e jornalismo independente, tem experiência em redação de material jornalístico para editorias de diferentes segmentos de hard e soft news e em produção de conteúdo para redes sociais.
- Publicidade -
plugins premium WordPress