9 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Quem contratou Ronnie Lessa?

Principal pergunta sobre o caso Marielle Franco permanecia sem resposta deste 2018; veja quem contratou Ronnie Lessa

Principal pergunta sobre o caso Marielle Franco permanecia sem resposta deste 2018. (Foto: Reprodução/Câmara Municipal do RJ)

Ronnie Lessa entregou os mandantes e as circunstâncias da emboscada à vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco (PSOL), e do motorista dela, Anderson Gomes, em 2018. A delação premiada do ex-policial militar foi homologada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), nesta terça-feira (19). Veja o que se sabe sobre quem contratou Ronnie Lessa: 

Segundo fontes próximas à investigação, o ex-policial não tinha a intenção de colaborar com o caso Marielle Franco, mas voltou atrás quando Élcio de Queiroz o entregou como o executor da emboscada. A partir daí, Lessa decidiu colaborar com a investigação federal. 

No primeiro depoimento do delator, foram registradas duas horas de gravações em áudio em vídeo, onde Lessa responde a principal pergunta do caso: quem foi o mandante do crime. 

Quem contratou Ronnie Lessa?

Segundo Ronnie Lessa, os responsáveis por contratá-lo fazem parte de um grupo político poderoso no Rio de Janeiro, que teria interesses em diferentes setores do Estado. Além disso, o ex-policial também deu detalhes sobre encontros e indícios sobre as motivações de seus contratantes. 

LEIA TAMBÉM

Quando cai a Sexta-feira Santa de 2024? Veja se é feriado

Daniel Alves sairá da prisão?

- Publicidade -

O delator ainda forneceu informações a respeito das reuniões que teve com os mandantes após a emboscada. Todo o material fornecido por Lessa foi verificado por uma força tarefa de policiais e membros do Ministério Público.

Na segunda-feira (18), o ex-policial participou de uma videoconferência com o juiz que integra a equipe do ministro Alexandre de Moraes. Nela, o delator confirmou os termos dos depoimentos prestados por ele e as revelações que fez durante as investigações. 

Congresso Nacional

- Publicidade -

O caso Marielle Franco foi encaminhado para o Supremo por causa da suspeita do envolvimento de um parlamentar. O nome ainda não foi confirmado, mas, no momento, diligências estão em curso a fim de encerrar a investigação e atribuir responsabilidade criminal aos contratantes de Lessa. 

LEIA MAIS

O que é Liberdade Provisória?

Larissa de Morais
Formada pela Universidade São Francisco, é Assistente de Mídias Digitais do Tudo EP, ACidade ON e EPTV Campinas, onde também foi estagiária de jornalismo. Com passagem por sites de entretenimento e jornalismo independente, tem experiência em redação de material jornalístico para editorias de diferentes segmentos de hard e soft news e em produção de conteúdo para redes sociais.
- Publicidade -
plugins premium WordPress