Atualmente, Paulo Gonet Branco é o Procurador-Geral Eleitoral do país. Ele é formado em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais e tem mestrado e doutorado em direito constitucional pela Universidade de Brasília. Gonet iniciou sua carreira no Ministério Público como procurador e, posteriormente, foi promovido a Subprocurador-Geral da República.
O Procurador também atuou como professor emérito de direito constitucional em mais de uma instituição de ensino superior no Brasil e é autor de diversos artigos e livros voltados para temas jurídicos.
Em 1998, Gonet ajudou a fundar o IDP (Instituto Brasiliense de Direito Público), instituição hoje conhecida como Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa. Porém, ele desfez sua parte da sociedade em 2017.
Paulo Gonet também é conselheiro superior do Centro de Altos Estudos em Controle e Administração Pública do TCU (Tribunal de Contas da União). Além disso, ele foi o diretor-geral da ESMPU (Escola Superior do Ministério Público da União) de 2019 a 2021.
LEIA TAMBÉM
Saiba qual é a formação de Flávio Dino, ministro que será indicado ao STF
Hamas entrega mais 17 reféns a Israel após atrasar nova libertação
INDICAÇÃO A PGR
De acordo com informações da CNN, na manhã desta segunda-feira (27), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chamou Gonet para uma reunião no Palácio da Alvorada. A expectativa é que ele seja escolhido para ocupar o cargo de Procurador-Geral da República pelos próximos dois anos.
Paulo Gonet deve ser oficialmente indicado após a reunião. Em seguida, seu nome será sabatinado e analisado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Depois, a aprovação do atual Procurador-Geral Eleitoral ainda deve ser votada em plenário.
LEIA MAIS
Joe Biden afirma que cessar-fogo na Faixa de Gaza pode ser estendido