Os destroços do submersível Titan foram encontrados nas proximidades dos escombros do Titanic, no Oceano Atlântico. A embarcação sofreu um processo de implosão, enquanto fazia uma expedição aos destroços do transatlântico mais famoso da história. Os cinco tripulantes morreram.
Os pedaços do submersível foram levados ao píer de St. John, no Canadá, e serão investigados por profissionais dos Estados Unidos. As peças foram descarregadas no navio de grande porte Horizon Arctic, da Guarda Costeira do Canadá.
Além das partes de ferro, foram encontradas uma seção repleta de fios emaranhados uns nos outros. Em um vídeo, publicado pela jornalista Alisson King, é possível ver um guindaste movimentando uma peça do submersível. Confira:
It appears as though the porthole of the Titan submersible has been lifted off the Horizon Arctic. @VOCMNEWS pic.twitter.com/04CqtgbxP1
Allison King (@AllisonKingVOCM) June 28, 2023
LEIA TAMBÉM
Submarino Titan: OceanGate enfrenta dívida milionária e possível encerramento, após acidente trágico
Governo canadense abre investigação sobre acidente com submersível Titan
Segundo a análise de especialistas, as partes do Titan, feitas de fibra de carbono, estilhaçaram durante a implosão. Para o divulgador de ciência e professor de física Flávio Cunha, a implosão no submersível Titan ocorreu por causa da pressão da água ser muito maior do que a força de dentro. “A pressão do ar de dentro do submarino é de 1 atm e, no exterior, era 300 vezes maior do que a do interior”, explicou.
O ponto do mar onde ficam os restos do Titanic está a cerca de 600 quilômetros da costa do Canadá. As buscas pelos destroços do Titan duraram cerca de dez dias consecutivos.
LEIA MAIS
Censo 2022: número de domicílios aumenta 34% em 12 anos; confira