Após dois anos sem ser realizada por conta da pandemia de covid-19, a tradicional Festa de Nossa Senhora da Piedade acontece em Itajubá. Em 2022, a comunidade comemora 15 anos do santuário. No município é feriado na segunda-feira (15) e são esperados fiéis de todo estado.
A festa, que teve início no dia 12 e vai até dia 15 de agosto, conta com comidas típicas, barracas, bingo, jantar e missas.
O início da peregrinação
A peregrinação para visitar Nossa Senhora da Piedade começou em 1915 em Itajubá, quando o bairro se chamava Tijuco Preto, hoje Piedade, e uma moradora trouxe a imagem para o local. Com o passar do tempo, as histórias dos milagres da santa percorreram a região e muitos peregrinos vinham de cavalo, carro de boi, carroças ou a pé para fazer pedidos e conhecer a imagem milagrosa.
A primeira festa em devoção à santa aconteceu nos dias 12 e 13 de setembro de 1936 e a renda ajudou na construção da primeira capela. Na liturgia, Nossa Senhora é celebrada na igreja em 15 de setembro.
A festa foi transferida para agosto, pois dia 15 de setembro é celebrada Nossa Senhora da Soledade, padroeira de Itajubá. Em 1979 foi sancionada a lei que instituiu o dia 15 de agosto como feriado municipal. A partir daí, a festa cresceu e virou tradição na região.
Elevação a santuário
Em agosto de 2007 a igreja de Nossa Senhora da Piedade foi elevada a Santuário pelo Arcebispo Metropolitano Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho, graças à história de fé dos peregrinos e devotos vindos de diversas regiões do país.