15 de julho de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

STF irá monitorar redes sociais e rastrear usuários; entenda

Corte abre licitação para contratação de empresa que realize a análise diária de postagens na internet e identificação de usuários

stf, sala, corte
Anúncio da licitação chama atenção nas redes (Foto: Gustavo Moreno/SCO/STF)

O STF (Supremo Tribunal Federal) abriu uma licitação para contratar uma empresa que fará o monitoramento das redes sociais nos assuntos que tratam da Corte. O anúncio foi seguido da liberação do edital, no valor de R$ 345 mil para a contratação anual.

Dentre as exigências do Supremo, está a utilização de georreferenciamento para “identificar públicos, formadores de opinião, discursos adotados, georreferenciamento da origem das postagens, bem como avaliar a influência dos públicos, dos padrões das mensagens e de eventuais ações organizadas na web”.

LEIA MAIS

Como fica o tempo com o fim do El Niño e chegada da La Niña?

Por que os brasileiros estão investindo mais em casa própria?

Objetivos

O Supremo receberá relatórios diários, semanais e mensais em que constem os resultados do monitoramento. Neles deverá ser possível verificar formadores de opinião e discussões acerca do órgão e as repercussões dos debates.

- Publicidade -

Dependendo do teor destes assuntos e a mobilização recebida, é possível que os dados sejam encaminhados à Polícia Federal. Assim, seria possível inibir ameaças direcionadas aos ministros.

Quais as redes sociais que serão monitoradas pelo STF?

Segundo o que consta na licitação, a contratada terá que monitorar as seguintes redes sociais:

  • X (antigo Twitter)
  • Instagram
  • Tik Tok
  • Facebook
  • LinkedIn
  • YouTube
  • Flickr

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -

Por que os preços dos ovos subiram?

Compartilhe:
Janaína Boaventura, com supervisão da redação
Estagiária no Tudo EP e no ACidade ON, é graduanda em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Adentrou no Grupo EP em 2024 e atua nos conteúdos digitais, enfaticamente com a parte textual.
- Publicidade -
plugins premium WordPress