A pesquisa do Datafolha, junto da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), revelou que os brasileiros querem investir em casa própria. No ano de 2023, 33% dos entrevistados demonstraram interesse em destinar recursos para compra do imóvel, o terceiro aumento consecutivo, já que em 2022 e 2021, o interesse era de 30% e 29%, respectivamente.
O número é bem próximo do que foi encontrado pelo Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas) em dezembro do ano passado. A pesquisa encomendada pela Febraban, revelou que 31% do público queriam comprar a casa própria. Afinal, qual o motivo disso?
LEIA MAIS
Como fica o tempo com o fim do El Niño e chegada da La Niña?
Por que os brasileiros estão investindo mais em casa própria?
O aumento deste tipo de investimento entre os brasileiros se explica por muitos motivos, a maioria tem uma razão pessoal. Ainda assim, há explicações no campo econômico que esclarecem a escolha, por exemplo:
- Taxa de juros – experimentou uma queda em nível histórico durante a pandemia, mas retornou aos dois dígitos nos últimos anos;
- Taxa Selic – novamente em queda, favorece a aquisição de imóveis;
- Troca de ativos – no lugar de ativos financeiros, há uma priorização pelos imobilizados.
Dessa forma, com uma economia repleta de momentos instáveis, se torna vantajoso sair do aluguel e financiar um imóvel. Isso é o que diz a sócia da HCI Invest e planejadora financeira CFP pela Planejar, Wanessa Guimarães, ela também ressalta que o custo reduzido de crédito atrai as classes C e B para aquisição da casa própria.
LEIA TAMBÉM
O que aconteceu com Isis Victoria, jovem de Tibagi?