15 de julho de 2024
- Publicidade -
Tudo Valor

Por que os brasileiros estão investindo mais em casa própria?

Pesquisas apontam que a intenção de compra de imóveis aumentou pelo terceiro ano seguido; conheça os principais motivos e interessados

imóvel, casa, chaves
Aspirações dos brasileiros são diferentes conforme classe, gênero e idade (Foto: Freepik)

A pesquisa do Datafolha, junto da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), revelou que os brasileiros querem investir em casa própria. No ano de 2023, 33% dos entrevistados demonstraram interesse em destinar recursos para compra do imóvel, o terceiro aumento consecutivo, já que em 2022 e 2021, o interesse era de 30% e 29%, respectivamente.

O número é bem próximo do que foi encontrado pelo Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas) em dezembro do ano passado. A pesquisa encomendada pela Febraban, revelou que 31% do público queriam comprar a casa própria. Afinal, qual o motivo disso?

LEIA MAIS

Quem é o Nostradamus indiano? 

Como fica o tempo com o fim do El Niño e chegada da La Niña?

Por que os brasileiros estão investindo mais em casa própria?

O aumento deste tipo de investimento entre os brasileiros se explica por muitos motivos, a maioria tem uma razão pessoal. Ainda assim, há explicações no campo econômico que esclarecem a escolha, por exemplo:

- Publicidade -
  • Taxa de juros – experimentou uma queda em nível histórico durante a pandemia, mas retornou aos dois dígitos nos últimos anos;
  • Taxa Selic – novamente em queda, favorece a aquisição de imóveis;
  • Troca de ativos – no lugar de ativos financeiros, há uma priorização pelos imobilizados.

Dessa forma, com uma economia repleta de momentos instáveis, se torna vantajoso sair do aluguel e financiar um imóvel. Isso é o que diz a sócia da HCI Invest e planejadora financeira CFP pela Planejar, Wanessa Guimarães, ela também ressalta que o custo reduzido de crédito atrai as classes C e B para aquisição da casa própria.

LEIA TAMBÉM

O que aconteceu com Isis Victoria, jovem de Tibagi?

- Publicidade -
Compartilhe:
Janaína Boaventura, com supervisão da redação
Estagiária no Tudo EP e no ACidade ON, é graduanda em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Adentrou no Grupo EP em 2024 e atua nos conteúdos digitais, enfaticamente com a parte textual.
- Publicidade -
plugins premium WordPress