O Rio Grande do Sul completa 15 dias de enchentes e a previsão é de que mais chuvas atinjam o estado. Segundo levantamentos oficiais, mais de 147 pessoas morreram, 127 estão desaparecidas e meio milhão tiveram que deixar suas casas. Essa é a maior crise ambiental da história do RS.
Os efeitos da tragédia ainda estão sendo estudados e muitas hipóteses são levantadas sobre o que resultou na catástrofe, entre essas, estão as consequências do aquecimento global. Confira o que é esse fenômeno e por que você deve se preocupar muito com ele.
O que é aquecimento global?
O aquecimento global é um fenômeno causado, em grande parte, pela ação humana sobre o planeta e resulta no aumento da temperatura média dos oceanos e da camada de ar próxima à superfície da Terra.
LEIA TAMBÉM
Qual a origem do Dia da Terra?
Qual é o continente que aquece mais rápido no mundo?
O principal fator de ocorrência é o aumento das emissões de gases na atmosfera, como o CO2 (dióxido de carbono), que causam o efeito estufa. Esse gás pode ser emitido pelos combustíveis fósseis, como o carvão e a gasolina à base de petróleo.
De acordo com o Portal de Educação Ambiental, do Governo de São Paulo, alguns exemplos de ações humanas que aumentam o aquecimento global são:
- a poluição do ar e das águas;
- a queima de combustíveis fósseis (derivados do petróleo, como diesel e gasolina, carvão mineral e gás natural) para geração de energia;
- certas atividades industriais e transporte;
- agropecuária;
- descarte de resíduos sólidos;
- queimadas e desmatamento.