O Dia Internacional da Mãe Terra, ou apenas Dia da Terra, é celebrado anualmente em 22 de abril. A data vem para reforçar a importância da valorização desse planeta que acolhe e possibilita a vida.
Desde sua concepção, a data pretende conscientizar a população sobre os problemas comuns que afetam o meio onde vivemos. Saiba quando e como se estabeleceu essa comemoração:
LEIA MAIS
BNDES investirá R$60 milhões para preservação de corais
Lixo jogado no mar está relacionado ao câncer em tartarugas-marinhas
Qual a origem do Dia da Terra?
O ativista e então senador estadunidense, Gaylord Nelson, estabeleceu, em 22 de abril de 1970, o dia da Terra. No entanto, nesse ano a data ainda não tinha um caráter global, restringindo-se a alguns campi universitários no país.
Essa criação só foi possível dado que, durante a década de 60, grande parte dos Estados Unidos despertou para questões ambientais. Alguns acontecimentos marcantes foram:
1962
Rachel Carson publica seu livro Primavera Silenciosa. A naturalista e ex-bióloga marinha escreveu sobre os efeitos da poluição do ar, especificamente o DDT, pesticida muito usado na época e presente na cadeia alimentar.
Os riscos oferecidos por esse elemento iam de câncer a danos genéticos, tanto em animais como em seres humanos.
1964 e 1968
Gaylord Nelson aprova, com caráter prioritário, a Lei da Natureza e a Lei dos Rios Selvagens e Cênicos, respectivamente. Esse amante da natureza ocupou cargo de senador e privilegiou medidas ambientalistas durante todo tempo.
As leis citadas proporcionaram a salvaguarda das terras federais e a proteção dos rios de fluxo livre.
1969
Nelson aborda novas abordagens populares ao movimento ambientalista, movido por um grande derrame de petróleo em Santa Bárbara, Califórnia. Com inspiração nas ações estudantis antiguerra, o ativista move protestos parecidos voltados ao meio ambiente.
O senador ainda propõe a criação de fóruns de discussões, entre alunos e professores, acerca da temática da natureza. Para isso, escolheu o dia 22 de abril, um momento entre as férias de primavera e os exames finais no país, para angariar a maior participação dos alunos.
1970
Cerca de 20 milhões de americanos em 2.000 faculdades e universidades e 10.000 escolas primárias, em 22 de abril, manifestam pela limpeza dos rios e atividades em prol do meio ambiente.
“A ideia estava aí e todo mundo agarrou. Eu queria uma manifestação de tantas pessoas que os políticos dissessem: ‘Caramba, as pessoas se preocupam com isso’”, falou Nelson ao jornal New York Times naquele tempo.
Conquistas
Outras ações se somaram a lura no Dia da Terra e, com isso, houve um alinhamento político significativo. A partir da união de diferentes públicos, movidos pela causa em comum, foi possível conquistar as seguintes criações, na época:
- EPA (Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos)
- Lei Nacional da Educação Ambiental
- Lei de Segurança e Saúde Ocupacional
- Lei do Ar Limpo
- Lei da Água Limpa
*Sob supervisão de Marcos Andrade
LEIA TAMBÉM