15 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Tecnologia 5G já está sendo testada no Sul de Minas

Apesar dos teste, o sinal da quinta geração de internet móvel estará disponível só em 2029

A tecnologia da quinta geração de internet móvel, o chamado 5G, já está sendo testada no Sul de Minas pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), em Santa Rita do Sapucaí. A instituição é um dos principais pontos de realização de pesquisas sobre o 5G no Brasil.

Apesar dos testes, a tecnologia só deve chegar à região em 31 de julho de 2027, inicialmente para os municípios com mais de 100 mil habitantes, que são Poços de Caldas, Pouso Alegre, Varginha, Passos e Lavras.

Os municípios do Sul de Minas com mais de 30 mil habitantes serão contemplados até 31 de dezembro de 2029.

Até 29 de setembro deste ano, a tecnologia deve ser ativada nas capitais de cada estado e, até 2025, nas cidades com 500 mil habitantes.

A previsão segue o cronograma do leilão do 5G, que foi realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em novembro do ano passado. No país, a ativação foi realizada nesta quarta-feira, 06/07, em Brasília (DF).

O coordenador de projetos do Inatel, Francisco Portelinha, explicou que na instituição foi desenvolvido um protótipo chamado 5G In a Box. “Com ele, ainda em testes de laboratório, com uma potência radiada dentro desse laboratório, conseguimos testar a funcionalidade do 5G. Já fazemos chamadas, já fazemos conexões de usuários, comprovando que a tecnologia é funcional e o nosso conceito de uma rede em uma caixa para prover conectividade é viável e funcional”, destaca.

Francisco destacou que em um primeiro momento a tecnologia vai trabalhar agregada ao 4G e posteriormente com o 5G puro.

Segundo ele, a tecnologia 5G vai oferecer alta velocidade, uma baixa latência, a possibilidade de um grande número de dispositivos conectados, uma alta confiabilidade da rede, uma experiência melhorada, um download mais rápido, além de possibilitar a conexão com máquinas, o que vai melhorar a eficiência.

- Publicidade -

Para ter acesso à quinta geração de internet móvel, a pessoa precisa ter um celular que venha com a tecnologia. Atualmente, existem 67 modelos já certificados e homologados pela Anatel.

De acordo com as operadoras de telefonia, não vai ser preciso que os clientes façam uma atualização do seu pacote de dados para acessar o 5G.

Pós-graduação em 5G aplicado à Industria 4.0

Vale destacar ainda que o Inatel, ciente da realidade de que o 5G vai acelerar as inovações na área industrial, dando ainda mais autonomia às máquinas, gerando ganhos em produtividade e competitividade às empresas, em parceria com o SENAI-MG, está lançando um curso de pós-graduação em 5G aplicado à Industria 4.0, inédito no país. 

- Publicidade -

Leia também: Servidores públicos de Varginha recebem 50% do 13º salário em julho

Compartilhe:
- Publicidade -
plugins premium WordPress