14 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Pets

Posso levar meu cachorro ou gato para a praia?

Veterinária dá dicas para garantir a segurança e diversão dos animais de estimação durante o passeio

Tutores devem ter cuidado com seus pets durante o passeio

Com a chegada do Carnaval, viajar para a praia é um dos programas preferidos da maioria das famílias brasileiras para curtir o feriadão. Mas, e quando a casa tem aquele ‘filho’ de quatro patas inseparável, pode ou não levá-lo para curtir esse momento especial?

Posso levar meu cachorro ou gato para a praia?

A resposta é sim. Porém, segundo a médica-veterinária Mariana Malavazzi, alguns cuidados antes e durante a viagem são indispensáveis para evitar contratempos em dias que prometem muita diversão e descanso para a família e para o pet.

Veja 6 dicas para o seu cão ou gato curtirem a praia com segurança:

Praia Pet Friendly

Antes mesmo de pegar a estrada, verifique se a praia escolhida aceita a presença de animais de estimação. Além disso, alguns locais podem ter horários específicos ou áreas designadas para pets, por exemplo. Então, pesquise e esteja ciente das normas para garantir uma experiência positiva.

Quais vacinas devem estar em dia?

A praia pode ser um local de risco iminente de doenças para o seu pet. Por isso, segundo a veterinária, não devemos levar os filhotes que ainda não tenham completado o protocolo vacinal com as três vacinas múltiplas: V8, V10 e antirrábica. “Além da vacinação, é preciso deixar em dia a proteção para controle de pulgas e carrapatos e, também, o vermífugo”, completa. 

O que levar na ‘malinha’ do pet?

Agora que você já verificou se o local a ser visitado aceita a presença do seu pet e fez um check-up na clínica veterinária, chegou a hora de montar a mala do seu animal. Confira a lista:

  • Bebedouro portátil para colocar água fresca;
  • Saquinhos para recolher as fezes do animal;
  • Protetor solar específico para pets, que deve ser passado em áreas onde o pelo é mais escasso, como barriga, focinho e orelhas
  • Coleira de identificação.

Além disso, dependendo do porte e temperamento do animal, a doutora recomenda levar uma focinheira para melhor convívio do pet com a sociedade.

LEIA TAMBÉM

Quais cuidados tomar ao escolher um hotel para o pet?

- Publicidade -

10 dicas para refrescar seu gato no verão

O cachorro ou o gato podem entrar no mar?

“Podem sim, mas sempre com supervisão do tutor para evitar afogamentos”, diz Mariana. Ela esclarece ainda que é importante se certificar que o pet esteja confortável com a situação antes de colocá-lo na água. 

Quais os cuidados com a água do mar e alimentação?

É bom ficar atento ainda a ingestão de água salgada, que pode levar o cão a ter vômitos e até alterações na pressão arterial

“Não ofereça alimentos vendidos na praia e que podem causar intoxicação, como frituras e sorvetes. De preferência ofereça ao pet alimentos úmidos, como sachês, ou a própria ração. E para espantar o calor, garanta a hidratação do seu animal com água gelada e limpa”, orienta a profissional.

- Publicidade -

O que fazer após um dia na praia?

Depois de um dia de diversão com o seu pet no mar, é importante dar um banho no animal quando chegar em casa. “Use um shampoo próprio para cachorro ou gato para retirar o sal e areia dos pelos e pele. Também certifique-se de secá-lo muito bem para evitar alguns problemas dermatológicos, como dermatites”, reforça a veterinária.

LEIA MAIS

O que você precisa saber antes de ter uma cobra em casa

- Publicidade -
plugins premium WordPress