Um vídeo de uma aranha-caranguejeira atacando uma ave viralizou nas redes sociais. A imagem foi registrada anos atrás, mas voltou a impressionar os usuários que compartilharam as imagens de autoria e data desconhecidas.
No vídeo, é possível ver uma caranguejeira se alimentando de uma corruíra. De acordo com a ciência, esse comportamento já foi registrado algumas vezes, apesar de incomum.
“Em 1705 a ilustradora e naturalista alemã Maria Sybilla Merian publicou uma ilustração que mostra a mesma aranha do vídeo predando um beija-flor no ninho após voltar de uma viagem ao Suriname” conta aracnólogo do Butantan Rogério Bertani, que é especialista em caranguejeiras.
Assista o vídeo abaixo a partir do minuto 1:09:
LEIA TAMBÉM
Saiba por que você não deve matar aranhas-caranguejeiras
Cadela ganha recorde mundial com a língua mais comprida
A aranha caranguejeira (Avicularia avicularia) é uma aranha nativa do norte da América do Sul, encontrada em áreas de floresta amazônica.
Carolus Linnaeus, criador da regra de nomes científicos (gênero e espécie) deu o nome à primeira aranha-caranguejeira descrita do mundo. Na época, Linnaeus nomeou o animal de Aranea avicularia, que posteriormente mudou para Avicularia avicularia.
“Avicularia significaria algo como devoradora de pássaros e a ilustração comprova a referência”, explica.
LEIA MAIS
Custo de vida tem alta de 1,83% no primeiro trimestre de 2023