2 de junho de 2024
- Publicidade -
Tudo Saúde

Alimentos que reduzem o TDAH: veja como ter a dieta ideal

Apesar de ser necessário avaliar cada caso, há recomendações que podem ajudar a aliviar os sintomas do transtorno

O TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) é um transtorno neurobiológico genético que começa a aparecer, geralmente, na infância, tendo como principais sintomas a desatenção, inquietude e impulsividade. Além de medicamentos, uma outra forma de tratamento é com alterações no estilo de vida, como, por exemplo, na alimentação. 

Alguns micronutrientes fundamentais, como vitaminas e minerais, contribuem para o funcionamento do cérebro, conforme afirmou o psiquiatra Philipe Diniz, do Instituto Nutrindo Ideias, ao site Metrópoles. Segundo ele, o consumo de industrializados, conservantes, alimentos multiprocessados e agrotóxicos são alimentos que pioram o TDAH.

Isso acontece porque uma alimentação rica em ultraprocessados apresenta falta de magnésio, ferro e cobre, que são fundamentais para formar neurotransmissores que atuam no desenvolvimento cerebral.

A nutricionista esportiva Géssica Ortiz, também do Instituto Nutrindo Ideais, recomenda alimentos que devem ser evitados por quem tem TDAH. Apesar de não terem produtos específicos, algumas sugestões podem ajudar a piorar os sintomas do transtorno. Veja quais:

1. Fast-food e alimentos ultraprocessados

Por normalmente serem ricos em gorduras saturadas e aditivos alimentares, além de terem poucos nutrientes essenciais, o ideal é preferir alimentos frescos ao invés dos fast-foods e ultraprocessados. 

2. Açúcares refinados

Outro tipo de alimento que deve ser evitado por quem tem TDAH são aqueles com altas quantidades de açúcares, como doces e refrigerantes. Como podem gerar picos de açúcar no sangue seguido por quedas, isso acaba afetando a concentração e energia do indivíduo. 

- Publicidade -

3. Cafeína em excesso

Apesar de proporcionar um impulso temporário de energia e concentração, o consumo excessivo de cafeína pode provocar agitação e dificuldade para dormir, por exemplo. Por isso, o consumo de café, refrigerantes cafeinados e energéticos deve ser limitado.   

 

 

LEIA TAMBÉM 

- Publicidade -

O que é isquemia cerebral, que afetou a saúde de José Sarney? 

Jogar xadrez diminui risco de demência? Saiba o que diz a ciência

 

ALIMENTOS QUE REDUZEM O TDAH

As dietas daqueles que são diagnosticados com o transtorno precisam ser avaliadas caso a caso. Mas há alguns alimentos que, de forma geral, são recomendados pelos especialistas por melhorarem a concentração. Confira dicas de alimentos que reduzem os sintomas do TDAH: 

1. Frutas e vegetais frescos

As frutas e vegetais são essenciais para ajudar a ter um funcionamento saudável do cérebro, já que são ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes. Aqueles mais coloridos, como brócolis, laranja, morango, espinafre e abacate são ainda mais recomendados. 

2. Grãos integrais

Também é recomendado alimentos integrais, como arroz integral, aveia, quinoa e pão integral. Eles contêm carboidratos complexos que liberam energia de forma mais lenta e constante, o que ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis, proporcionando um fornecimento energético mais sustentável. 

3. Proteínas magras

Por fornecerem aminoácidos importantes para a produção de neurotransmissores, alimentos ricos em proteínas magras, como frango, peru, ovos, feijões e lentilhas são outra recomendação para ajudar a reduzir o TDAH. 

4. Nozes e sementes

Quem tem TDAH encontra em amêndoas, castanhas, nozes, sementes de abóbora e chia boas fontes de ácidos graxos ômega-3, vitaminas do complexo B, zinco e magnésio, que podem auxiliar a melhorar a função cerebral.
 

5. Peixes

Por fim, diversos tipos de peixe são recomendados como alimento que ajuda a reduzir os sintomas do TDAH. Exemplos como salmão, sardinha e atum fornecem ácidos graxos ômega-3, muito associados a melhorias na função cerebral.
 

  

LEIA MAIS 

Trabalho por aplicativo vai ser regulamentado? Governo Lula deve apresentar projeto

Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
plugins premium WordPress