O TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) é um transtorno neurobiológico genético que começa a aparecer, geralmente, na infância, tendo como principais sintomas a desatenção, inquietude e impulsividade. Além de medicamentos, uma outra forma de tratamento é com alterações no estilo de vida, como, por exemplo, na alimentação.
Alguns micronutrientes fundamentais, como vitaminas e minerais, contribuem para o funcionamento do cérebro, conforme afirmou o psiquiatra Philipe Diniz, do Instituto Nutrindo Ideias, ao site Metrópoles. Segundo ele, o consumo de industrializados, conservantes, alimentos multiprocessados e agrotóxicos são alimentos que pioram o TDAH.
Isso acontece porque uma alimentação rica em ultraprocessados apresenta falta de magnésio, ferro e cobre, que são fundamentais para formar neurotransmissores que atuam no desenvolvimento cerebral.
A nutricionista esportiva Géssica Ortiz, também do Instituto Nutrindo Ideais, recomenda alimentos que devem ser evitados por quem tem TDAH. Apesar de não terem produtos específicos, algumas sugestões podem ajudar a piorar os sintomas do transtorno. Veja quais:
1. Fast-food e alimentos ultraprocessados
Por normalmente serem ricos em gorduras saturadas e aditivos alimentares, além de terem poucos nutrientes essenciais, o ideal é preferir alimentos frescos ao invés dos fast-foods e ultraprocessados.
2. Açúcares refinados
Outro tipo de alimento que deve ser evitado por quem tem TDAH são aqueles com altas quantidades de açúcares, como doces e refrigerantes. Como podem gerar picos de açúcar no sangue seguido por quedas, isso acaba afetando a concentração e energia do indivíduo.
3. Cafeína em excesso
Apesar de proporcionar um impulso temporário de energia e concentração, o consumo excessivo de cafeína pode provocar agitação e dificuldade para dormir, por exemplo. Por isso, o consumo de café, refrigerantes cafeinados e energéticos deve ser limitado.
LEIA TAMBÉM
O que é isquemia cerebral, que afetou a saúde de José Sarney?
Jogar xadrez diminui risco de demência? Saiba o que diz a ciência
ALIMENTOS QUE REDUZEM O TDAH
As dietas daqueles que são diagnosticados com o transtorno precisam ser avaliadas caso a caso. Mas há alguns alimentos que, de forma geral, são recomendados pelos especialistas por melhorarem a concentração. Confira dicas de alimentos que reduzem os sintomas do TDAH:
1. Frutas e vegetais frescos
As frutas e vegetais são essenciais para ajudar a ter um funcionamento saudável do cérebro, já que são ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes. Aqueles mais coloridos, como brócolis, laranja, morango, espinafre e abacate são ainda mais recomendados.
2. Grãos integrais
Também é recomendado alimentos integrais, como arroz integral, aveia, quinoa e pão integral. Eles contêm carboidratos complexos que liberam energia de forma mais lenta e constante, o que ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis, proporcionando um fornecimento energético mais sustentável.
3. Proteínas magras
Por fornecerem aminoácidos importantes para a produção de neurotransmissores, alimentos ricos em proteínas magras, como frango, peru, ovos, feijões e lentilhas são outra recomendação para ajudar a reduzir o TDAH.
4. Nozes e sementes
Quem tem TDAH encontra em amêndoas, castanhas, nozes, sementes de abóbora e chia boas fontes de ácidos graxos ômega-3, vitaminas do complexo B, zinco e magnésio, que podem auxiliar a melhorar a função cerebral.
5. Peixes
Por fim, diversos tipos de peixe são recomendados como alimento que ajuda a reduzir os sintomas do TDAH. Exemplos como salmão, sardinha e atum fornecem ácidos graxos ômega-3, muito associados a melhorias na função cerebral.
LEIA MAIS
Trabalho por aplicativo vai ser regulamentado? Governo Lula deve apresentar projeto