Dias quentes são propícios para férias, praia e viagens. Porém, para quem costuma treinar, o calor pode dificultar a prática e o rendimento dos exercícios físicos. A jornalista Helen Sacconi conversou com o educador físico Marcelo Ferro, que deu dicas valiosas para manter o desempenho em meio a esse calorão.
O profissional explicou que treinar em altas temperaturas requer cuidado redobrado. “A hidratação constante é o principal. É muito importante beber água antes, durante e após os exercícios para manter o organismo em bom funcionamento”. Além disso, ele recomenda a ingestão de alimentos leves durante o treino, como frutas, e o uso indispensável de protetor solar ao praticar atividades ao ar livre.
Ferro também alerta para os horários em que as atividades devem ser realizadas. Segundo o educador, deve-se evitar o período das 10h às 16h, quando o sol atinge seu pico e o calor se intensifica.
LEIA TAMBÉM
Salada de uvas: aprenda receita refrescante de Rodrigo Hilbert para o calor
Onda de calor atinge pico entre quinta e sexta-feira
Para manter o ritmo de sempre, escolher espaços bem ventilados ou com controle de temperatura é uma saída para os atletas que desejam manter suas metas. “Se não for possível treinar em ambientes internos, opte por se exercitar em lugares que tenham sombra”, diz.
Já para gestantes, idosos ou pessoas que não estão acostumadas a praticar exercícios físicos, o ideal é manter a capacidade de treino de leve a moderado. Somente com o passar dos meses deve-se aumentar a carga e o tempo de atividade.
LEIA MAIS
Entenda a importância do contato com a natureza para as crianças