Na última segunda-feira (24), a atriz Isadora Cruz voltou a ser hospitalizada por causa do diagnóstico de pielonefrite aguda, que é um tipo de infecção nos rins. Em menos de duas semanas, essa já é a segunda vez que a protagonista da novela “Mar do Sertão”, da TV Globo/EPTV, precisou ser internada.
Ela já tinha informado, na semana passada, que precisou dar entrada no hospital depois de sentir fortes dores. “Acordei queimando de febre, com calafrios e a dor, que era antes só na lombar, se espalhou por todo abdômen até irradiar para as pernas a ponto de não conseguir andar”, comunicou em seu perfil do Instagram.
De acordo com o Manual de doenças do Grupo Fleury, empresa de saúde brasileira, a pielonefrite é causada pela ação de bactérias nos rins e nos ureteres, que são os ductos pelos quais a urina chega até a bexiga. Ela pode se manifestar de repente, de forma aguda, ou se tornar crônica após um episódio repentino.
A internação costuma ser necessária por conta da possibilidade da infecção causar lesões que comprometam as funções renais, e o risco da bactéria ganhar a circulação e se espalhar por todo o organismo. Independente disso, assim que diagnosticada, o tratamento com antibióticos precisa ser feito o quanto antes.
LEIA TAMBÉM
Quais são os riscos de uma cirurgia no quadril? Entenda
Harmonização Peniana: veja o que se sabe sobre cirurgia
COMO PREVENIR A PIELONEFRITE AGUDA
A publicação do Grupo Fleury também informa que as mulheres são mais propensas a ter pielonefrite por causa da proximidade da uretra com o ânus, já que as bactérias mais relacionadas com a infecção vêm da flora intestinal. Por isso, é recomendado ter todo cuidado possível com a higiene íntima, principalmente na infância e na terceira idade.
Outra forma de manter a saúde renal e prevenir a pielonefrite aguda é a partir da manutenção de hábitos saudáveis, como:
– Alimentação adequada;
– Prática regular de exercícios;
– Ingestão frequente de líquidos.
LEIA MAIS