20 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Saúde

Entidades registram alta nos casos de Covid-19

Aumento dos casos de Covid-19 acontece quando a maioria da população já está vacinada e com menos risco de desenvolver casos graves da doença

A taxa de testes positivos para Covid-19 cresceu no Brasil durante as primeiras semanas de agosto. A informação vem de dois relatórios publicados pela Abramed (Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica) e o ITpS (Instituto Todos pela Saúde) nesta quarta-feira (30). A alta pode estar associada à Éris, subvariante da Ômicron que é monitorada pela OMS. 

Em ambos relatórios, a alta é da ordem de 7 pontos percentuais, o que equivale ao dobro de pessoas que testaram positivo para o vírus Sars-Cov-2. De acordo com a Abramed, que representa laboratórios e clínicas privadas, o aumento de testes positivos foi de 6,3%, entre 29 de julho a 4 de agosto, para 13,8% entre 12 a 18 de agosto.  

 

LEIA TAMBÉM 

Veja como prevenir o envelhecimento da pele ao redor dos olhos

Por que choque térmico faz mal? Saiba como se proteger

Wilson Shcolnik, presidente do Conselho de Administração da Abramed, confirmou que a alta pode estar relacionada à Éris. “Possivelmente, sim, existe relação com a nova variante, que demonstrou ser muito transmissível, embora ela não traga quadros muito graves das pessoas que são infectadas”, disse. 

Já a ITpS, que analisa dados dos laboratórios Dasa, Hospital Israelita Albert Einstein, Sabin, HLAGyn, Hilab, Fleury e DB Molecular, apontou que o aumento de testes positivos foi de 7% para 15,3% entre as semanas encerradas em 22 de julho e 19 de agosto. 

- Publicidade -

Ainda de acordo com o ITpS, os percentuais mais elevados foram nas faixa etárias de 49 a 59 anos, com 21,4%, e acima de 80 anos, com 20,9%.
O aumento dos casos de Covid-19 acontece em um cenário diferente dos já verificados em momentos anteriores. Atualmente, a maioria da população já está vacinada e com menos risco de desenvolver casos graves da doença. 

 

LEIA MAIS 

Governo firma parceria com Meta para procurar pessoas desaparecidas

- Publicidade -
Larissa de Morais
Formada pela Universidade São Francisco, é Assistente de Mídias Digitais do Tudo EP, ACidade ON e EPTV Campinas, onde também foi estagiária de jornalismo. Com passagem por sites de entretenimento e jornalismo independente, tem experiência em redação de material jornalístico para editorias de diferentes segmentos de hard e soft news e em produção de conteúdo para redes sociais.
- Publicidade -
plugins premium WordPress