Considerada um distúrbio do sono, a narcolepsia é uma condição neurológica que leva a sonolência excessiva, levando uma pessoa a adormecer em vários momentos do dia, mesmo depois de uma boa noite de sono. Comum no fim da adolescência e após os 50 anos de idade, a doença tem entre os seus principais sintomas a cataplexia. Entenda do que ela se trata a seguir:
O que é cataplexia?
Um sintoma da narcolepsia, a cataplexia acontece quando a pessoa está acordada durante o dia e tem uma crise inesperada e temporária de fraqueza muscular, sem a perda dos sentidos. Além do distúrbio, a cataplexia também pode ser desencadeada por reações emocionais como fúria, medo, alegria, felicidade e surpresa.
LEIA TAMBÉM
Qual é o jeito certo de higienizar a boca? Rotina de Gisele Bündchen viraliza nas redes sociais
Quais são os sinais?
Fraqueza nos membros,
Largar o que estiver nas mãos
Cair no chão
Mandíbula caída
Músculos faciais contraídos
Olhos se fecham de forma involuntária
Visão turva
Fala indistinta
Os episódios de cataplexia podem se assemelhar ao relaxamento muscular que acontece durante o sono com movimento rápido dos olhos, conhecido como REM. Já em menor grau, é como se a pessoa se sentisse “fraca por estar rindo”.
Além da cataplexia, também são sintomas da narcolepsia paralisia do sono e alucinações hipnagógicas e hipnopômpicas. Atualmente, o distúrbio não tem cura e, por isso, ele é tratado por meio do uso de alguns tipos de medicamentos que são combinados a terapias complementares, como a higiene do sono, que envolvem também mudanças de hábitos no indivíduo.
LEIA MAIS